Memorável: O Curioso Caso de Benjamin Button

Efeitos impressionantes, transformam Brad Pitt em um idoso.

Desde 1994 grandes nomes do cinema disputavam O Curioso Caso de Benjamin Button. Spike Jonze e Ron Howard tentaram a direção, e até Charlie Kaufman tentou ser o roterista. Mas, no Natal de 2008 o filme estreia nos cinemas, com a direção de David Fincher, e roteiro de Erich Roth, com Brad Pitt no papel principal.

Benjamin, no início de sua longa vida.

O Curioso Caso de Benjamin Button, conta a história de um homem que nasce velho e morre novo. Durante o filme acompanhamos essa bela história, que fala sobre vida, morte e amor, dentre outras coisas.

Como já era de se esperar, o filme tem passagens grandiosas, inúmeras cenas são marcantes. Logo no começo temos uma bela cena, em que um relógio anda para traz, enquanto isso na tela passa cenas da guerra, também de trás para a frente. Aí depois assistimos o nascimento de Benjamin, e logo percebemos como ele é estranho. A mãe morre no parto, e o pai sai correndo com Benjamin nos braços para dar fim ao filho. O pai deixa Benjamin na escada de uma casa, e ele é cuidado por uma senhora que o acolhe.

Depois, acompanhamos o crescimento dele, e conforme ele vai ficando mais velho na idade, seu corpo vai ficando mais jovem.

Benjamin e Daisy.

Acompanhamos também o encontro dele com Daisy, e percebemos que ali nasce um amor verdadeiro, que só vai ficar mais forte, conforme o filme vai passando. Mais os dois só ficam realmente juntos, depois da metade do filme. Nesse momento, ponto pro roteiro porque é justamente quando os dois tem mais ou menos a mesma idade. E é nesse período do filme, que temos na minha opinião uma das cenas mais bem dirigidas da história do cinema: a cena do acidente da Daisy, em que Benjamin narra a cena, dizendo que se algo tivesse acontecido diferente o acidente não aconteceria.

Daisy já idosa, cuidando de Benjamin.

No final do filme, temos mais duas cenas impactantes. A primeira, é quando Daisy vai reencontrar Benjamin e ele já é uma criança que não lembra dela. E a outra, a morte de Benjamin, já récem nascido nos braços de Daisy. Nessa cena, na hora em que Benjamin olha para Daisy, e fecha os olhos e morre, Daisy narrando a cena diz que teve certeza, que naquele olhar ele sabia quem era ela. É demais aquela cena. A cena final também é muito bonita, dizendo que cada pessoa nasceu para algo. Cena simples, mais que se torna emblemática.

O público ficou acostumado a ver David Fincher dirigir filmes com uma temática mais pesada, como Seven, Clube da Luta e Zodíaco. Fincher mostra com Benjamin Button que é um diretor completo, capaz de fazer qualquer coisa no cinema. Todo o elenco está perfeito com as atuações, principalmente o casal principal, formado por Brad Pitt e Cate Blanchett. A química dos dois é incrível. Brad Pitt tem uma atuação monstruosa. Atuação essa que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

O Curioso Caso de Benjamin Button lembra um pouco À Espera de Um Milagre, apesar dos protagonistas irem por caminhos diferentes. Enquanto Tom Hanks, ganha a imortalidade, Brad Pitt vai ficando com o corpo jovem, mas morrerá quando virar recém nascido. Mas ambos assistem as mortes de pessoas queridas, o que mostra o lado ruim do que eles tem.

Um filme diferente que fala sobre as alegrias da vida a tristeza da morte e a força do amor. O Curioso Caso de Benjamin Button merece ser conferido em qualquer momento.

Benjamin Button concorreu a 13 Oscar’s. E ganhou 3 estatuetas.

O Curioso Caso de Benjamin Button: 3 Oscar’s:
Melhor Efeitos Visuais, Direção de Arte e Maquiagem.

O Curioso Caso de Benjamin Button: Nota: 9,0

The Curious Case of Benjamin Button, 2008. Direção: David Fincher. Com: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Elle Fanning, Jason Flemiyng, Julia Ormond. 159 Min. Drama.

Evilmar S. de Almeida

About these ads

3 thoughts on “Memorável: O Curioso Caso de Benjamin Button

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s