Cinema: O Ritual

Dúvida, Trevas e Fé…

Anthony Hopkins em “O Ritual”.

Filmes sobre exorcismo não são novidades no cinema, existem vários, mas poucos se tornam clássicos. Filmes como O Exorcista e O Exorcismo de Emily Rose conseguiram ir mais além, e até hoje são lembrados.

Gostaria de dizer que O Ritual também entraria para este time, mas infelizmente isso não vai acontecer. O Ritual conta a história de Michael Kivak (Colin O’Donoghue), um seminarista que vai passar um tempo no Vaticano. Lá ele vai estudar sobre rituais de exorcismo e acaba conhecendo Padre Lucas (Anthony Hopkins) que a muito tempo faz exorcismos.

O Ritual não chega a ser desastroso graças as atuações do sempre competente Anthony Hopkins e Alice Braga, que também está ótima. Quanto a Colin O’Donoghue o protagonista, parece que está meio perdido, sem saber o que fazer durante 90% do filme. Ao meu ver, ele só convence em uma das últimas cenas, na qual ele está fazendo um exorcismo.

Outro problema também está no ritmo do filme, que vai se arrastando por suas quase duas horas de duração. Ele começa muito bem, na cena inicial onde estão preparando um defunto, depois o filme enrola muito e quase não tem cenas terror, para um filme que quer ser desse gênero é um problema. Durante o filme todo, só tomei um susto… e não foi nas cenas de exorcismos…

O diretor Mikael Hafstrom que dirigiu o excelente 1408 que tem um ritmo acelerado, fez o contrário em O Ritual. Parece que ele vai levando o filme em segunda marcha, e só nos finais vai passando para a terceira, quarta, quinta…

Como eu falei antes, esperava mais de O Ritual, mas não é um desastre. Vale a pena ir ver por mais uma ótima atuação de Anthony Hopkins.

Nota: 6,0

The Rite, 2011. Direção: Mikael Hafstrom. Com: Anthony Hopkins, Colin O’Donoghue, Alice Braga, Toby Jones, Ciarán Hinds. 112 Min. Terror.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

Um pensamento sobre “Cinema: O Ritual

  1. Ae man 90% putz acho que ñ 70% podemos assim dizer pois ele não tinha fé no que estava fazendo… mas a historia envolvendo o vaticano e os exorcismo foi show… mas o ritual tem uma história bem legal… onde o exorcismo pode ser as vezes um fingimento ou pode se assim dizer que existam mesmos demonios e que eles vagam por entro o mundo dos mortais so esperando alguem ou algo que abra os caminhos para eles…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s