Memorável: Os Aventureiros do Bairro Proibido

Kurt Russell e Cia fazem de tudo para deter Lo Pan.

Durante os anos 80 vários filmes ficaram marcados na história do cinema e também no imaginário popular. E um desses filmes é Os Aventureiros do Bairro Proibido. Um filme cheio de ação com grandes cenas de luta e também repleto de muito humor.

Um dos monstros de Lo Pan.

O filme conta a história de Jack Burton, um motorista de caminhão que é jogado em uma corrida contra o tempo quando a noiva de seu melhor amigo é sequestrada. Toda essa história acontece em Chinatown, São Francisco, e Jack descobre um mundo mágico e repleto de seres estranhos governados por Lo Pan, um mago de 2000 anos de idade que controla vários espíritos. Jack enfrenta demônios e horrores indescritíveis para tentar resolver tudo.

Magia… bruxaria…

A primeira cena do filme, com Egg Shen falando sobre mágia negra chinesa e bruxaria, entre outras coisas, já deixa o público bem interessado no filme, e confiante de que algo bom vai sair daí. E o bom do filme, é que um dos personagens mais fantásticos e que tem a trama do filme girando em torno de si, é jogado na tela de maneira que faz o espectador ficar maluco com o que está vendo.

Vilão marcante: Lo Pan.

Lo Pan aparece depois dos vinte minutos, quando Jack o “atropela”, ou como o próprio Jack diz, o “atravessa” com o seu caminhão. Descobrimos logo depois que Lo Pan foi amaldiçoado e para quebrar a maldição, ele precisa encontrar uma chinesa de olhos verdes para casar e sacrificar.

Cenas antológicas é o que não falta, e não é só pelas cenas de ação que o filme é lembrado até hoje. A prova disso, é uma cena de diálogo entre Jack, Wang e Lo Pan. Um diálogo verdadeiro e carregado de malícia é a prova de que o roteiro do filme é ótimo.

A busca para recuperar a noiva de Wang continua e só vai terminar depois que Lo Pan se casa. Em uma cena com muitas lutas, e muito corre-corre, Jack acaba matando Lo Pan, com uma memorável facada na testa. Um fim memorável, para um personagem antológico.

Facada certeira: Jack Burton acerta Lo Pan.

Momento marcante: Lo Pan derrotado e morto.

Outras coisas interessantes, é que durante o filme a cultura chinesa é abordada, assim como lendas locais também. Os tipos de inferno também são sempre lembrados, como: “o inferno de ser cortado em pedaços”; “o inferno onde as pessoas são esfoladas vivas”; “o inferno do dragão de óleo”… enfim coisas da cultura popular da China.

Mas boa parte do sucesso do filme se deve a uma espetacular atuação de Kurt Russell. Dono do personagem Jack Burton, Kurt está perfeito no papel. Conhecido por fazer papéis em filmes de ação, Kurt tem neste filme uma veia comíca perfeita e suas falas são muito engraçadas e até hoje são lembradas. O filme também tem a participação de Kim Cattrall, que depois fez o seriado Sexy and City. Os outros atores são chineses, e ficaram muito conhecidos. James Hong, interprete de Lo Pan, foi visto a última vez em O Dia em Que a Terra Parou em 2008, no mais ele participa de animações, fez Mulan em 1998 e também os dois filmes de Kung Fu Panda.

James Hong e Kurt Russell.

Gracie, Jack, Wang, Miao Yin.

A direção ficou por conta de John Carpenter, que alguns anos antes desse filme, criou outro filme que trouxe outro personagem marcante, Michael Myeres o assassino em série do filme Halloween. Aqui, Carpenter mostra uma direção segura, e entrega um filme pra lá de divertido.

Jack Burton em uma de suas últimas falas no filme diz: “Nós sacudimos os pilares do paraíso”… os do paraíso eu não sei, mas os pilares do cinema, a galera desse filme sacudiu!

Os Aventureiros do Bairro Proibido: Nota: 10,0

Big Trouble in Little China, 1986. Direção: John Carpenter. Com: Kurt Russell, Kim Cattrall, Dennis Dun, James Hong, Victor Wong, Kate Burton, Donald Li, Suzee Pai. 100 Min. Ação.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s