Cinema: Carros 2

Velocidade, Espionagem e Cathao…

McQueen e Mate vivendo “altas aventuras”…

Relâmpago McQueen e o seu fiel amigo Mate estão de volta, e dessa vez com aventuras ao redor do mundo. McQueen topa participar do Grande Prix Mundial, e se vencer, ele será o carro mais rápido do mundo. Mas perseguições, espionagem e situações hilárias cruzam o caminho da dupla.

A Pixar nos últimos anos fez várias obras-primas para o cinema. Nos últimos anos, filmes como a trilogia Toy Story, UP – Altas Aventuras e Wall-E entraram no imaginário de todo cinéfilo. E uma coisa é certa: não é fácil, lançar uma obra-prima atrás da outra. Carros 2, é uma obra-prima? Minha resposta, é: Não. Mas sem problemas, o primeiro filme também não foi obra-prima, mas foi um ótimo filme. Neste segundo filme, a qualidade Pixar continua, por mais que não seja uma obra-prima. E Carros 2, vale muito ser assistido.

Durante todo o filme passeamos por várias cidades, o que pode tornar o filme um pouco difícil para as crianças entenderem. Mas já faz tempo que animação deixou de ser coisa de criança. Para os adultos, isso não vai ser problema. A história do filme, é bem interessante e em momento algum  deixa o ritmo do filme cair, e nos leva a um final eletrizante.

O roteiro do filme tem piadas inteligentes e aproveita ao máximo os seus personagens, principalmente Mate. O reboque enferrujado Mate dá um show em cena, se aventurando nas cenas de ação e com uma carga dramática no ponto certo em algumas cenas. Mate também é dono das melhores piadas do filme. A cena em que ele diz do nada “Você é um pitéu” é de morrer de rir. Relâmpago McQueen continua veloz como sempre, e o seu maior desafio além de vencer as corridas é fazer Mate perceber que a amizade dele é importante e o sofrimento de McQueen sem Mate em determinado momento do filme é comovente. E é nesse momento que percebemos a grandiosidade do roteiro de Carros 2. O diálogo entre os dois quando eles se reencontram é maravilhoso. Esse maravilhoso roteiro é mérito de John Lasseter que também assina a direção do filme.

A sequência de ação que abre Carros 2, é melhor do que todo o filme Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio. Um pega fantástico acontece, seguido de uma explosão. E a ação desta cena continua na água. E essa não é a única cena de ação boa. O que falar da recriação das corridas em circuitos? Faz qualquer fã de Fórmula 1 se emocionar com a perfeição das cenas.

A qualidade técnica do filme também é excelente. Os sons dos carros de corrida, dos aviões, e de bombas explodindo são perfeitos. A qualidade da animação da Pixar melhora a cada ano. As cenas aquáticas também são perfeitas, faz até a água parecer real. Destaque também para a fotografia, que consegue captar muito bem os principais países que passam no filme. Ver o Japão, Itália, França e Inglaterra retratado de forma tão impecável e cuidadosa, mostra como a Pixar é um estúdio acima dos demais.

Uma tradição na Pixar, é sempre manter os mesmos personagens na continuação. Essa tradição continua. Além de McQueen e Mate, temos Sally, Mack, Luigi, Ramone, Guido… entre outros de volta, e lógico que temos também
personagens novos. A única ausência forte, é o personagem Doc Hudson. Nesta continuação é dada uma pista do que aconteceu ao personagem… apesar de não ser tão clara.

A Pixar achou na franquia Carros o seu blockbuster, sem esquecer de um ótimo roteiro e personagens carismáticos. Não é obra-prima, mas é ótimo como todos os filmes da Pixar… e a Pixar continua sem errar!

Nota: 9,5

Cars 2, 2011. Direção: John Lasseter. Com as vozes originais de: Owen Wilson, Larry the Cable Guy, Bonnie Hunt, Jennifer Lewis, Tony Shalhoub, Cheech Marin, John Ratzenberger, Guido Quaroni, Jason Isaacs, Joe Mategna. 120 Min. Animação.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s