Cinema: Transformers: O Lado Oculto da Lua

Robôs, Barulho e Parafernália…

Optimus Prime luta contra os terríveis Decepticons.

Os Autobots, liderados por Optimus Prime, participam de missões secretas ao lado dos humanos, onde tentam exterminar os Decepticons existentes no planeta. Um dia Optimus descobre que os humanos lhe esconderam algo ocorrido no lado oculto da Lua. Trata-se da queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, comandada por Sentinel Prime, que desencadeou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60. Os Autobots resolvem ir à Lua para resgatar o antigo líder, além das cápsulas que ainda estão no local. Paralelamente, Sam Witwicky vive com sua nova namorada, Carly, e está à procura de emprego.

O que falar de Transformers – O Lado Oculto da Lua? Bem, em termos de efeitos especiais o filme é um show. Michael Bay está acostumado a fazer este tipo de filme, e se existe uma pessoa que sabe dirigir cenas de ação, essa pessoa é Michael Bay. O 3D do filme também é muito bem aproveitado. O filme merece ser visto em 3D, até mesmo porque é uma das poucas coisas que se aproveite.

Se o filme dá um show em efeitos o mesmo não se pode falar dos outros quesitos. O roteiro do filme é extremamente fraco. A história que tem como um dos temas a lua, poderia ter sido melhor aproveitada. E se não bastasse um roteiro defeituoso, o filme erra e muito em querer fazer piadas com outros filmes. Não existe o porque de fazer piada com Jornada nas Estrelas, Karatê Kid e até Toy Story, enfim, as piadas com esses filmes são tão sem graça, que chega até a constranger. O primeiro Transformers foi um filme bem redondinho que agradou muito. Os outros dois filmes pecaram por querer ser muito engraçado. Michael Bay também exagera na quantidade de robôs que aparecem no filme. São tantos robôs que ele acaba não dando espaço necessário para um dos mais importantes que é o Bumblebee. O carro-robô de Sam, é praticamente um figurante neste filme.

Outro defeito, é a duração do filme. 157 minutos é demais, para um filme que funcionária bem melhor se fosse 90 minutos. Devido ser muito longo, o filme fica fadado a ter a ação muito dividida, e com isso não empolga.

Quanto ao elenco, Shia LaBeouf continua dando credibilidade ao seu personagem Sam, e com isso continua agradando. Patrick Dempsey querendo ser vilão? Não convenceu… é melhor ele voltar para as comédias românticas. John Turturro e John Malkovich poderiam ter sido melhor aproveitados, principalmente Malkovich, cujo personagem simplesmente some do filme e não aparece mais. Agora, a ausência de Megan Fox mostra que Transformers perde, e muito. A substituta, a modelo Rosie Huntington apesar de muito bonita, não tem o carisma, a sensualidade e a química necessária para atuar ao lado de Shia. Michael Bay bem que tentou explorar a sensualidade dela, mas não chegou nem perto de fazer dela a nova Megan Fox. Por essas e outras, Transformers: O Lado Oculto da Lua não passa de uma rápida diversão para ser conferida em 3D, pois só assim para aproveitar este filme.

A montagem do filme fica a desejar, principalmente  por um erro grotesco logo no começo do filme. Os menos atentos não vão reparar, quem for mais detalhista vai notar o enorme erro.

Enfim, um filme não é feito apenas com efeitos especiais. Apesar de Transformers ir muito bem nos efeitos, se esquece das outras coisas, das quais formam um filme por completo. Transformers: O Lado Oculto da Lua vale apenas pelos efeitos visuais em 3D. É o melhor 3D desde Avatar.

Nota: 6,0

Transformers: The Dark Of The Moon, 2011. Direção: Michael Bay. Com: Shia LaBeouf, Rosie Huntington, Josh Duhamel, Patrick Dempsey, John Turturro, Hugo Weaving, Tyrese Gibson, John Malkovich, Francis McDormand, Ken Jeong, Leonard Nimoy. 157 Min. Ação.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s