Memorável: O Chamado

Vídeo misterioso faz a poderosa Samara matar as pessoas depois de uma semana.

O Chamado mostra a maldição de uma misteriosa fita de vídeo que lança uma praga mortal sobre qualquer pessoa que a assistir: o espectador morrerá brutalmente depois de sete dias. A jornalista Rachel vai investigar o caso, sem saber que estará mergulhando num profundo e assustador mundo oculto de paranormalidade, terror e segredos inconfessáveis do passado.

Segundo a própria Samara: ela não pode parar.

O Chamado é um daqueles filmes em que não há meio termo: ou você gosta ou você não gosta. Um filme que tem mistérios intrigantes, ótimas atuações, um roteiro que se preocupa mais em contar uma boa história do que assustar e uma trilha sonora assustadora.

Katie foi a primeira vítima de Samara.

O filme recebeu o gênero Terror, mas tem mais cara de Suspense. O começo do filme mostra bem isso: a fita que mata é citada por uma das personagens e depois de alguns minutos temos uma morte estranha… depois descobrimos que todos os jovens que assistiram a fita juntos, morreram no mesmo dia e no mesmo horário… e o modo como o rosto fica nas fotos aumenta o mistério… O Chamado marca por justamente ser um terror que aposta mais no mistério e no psicológico, e faz muito bem em não ficar jogando apenas cenas de terror aleatórias.

Mãe e filho atormentados por Samara.

As imagens da fita podem até não fazer sentido algum, mas conforme o filme vai passando as coisas vão se encaixando. E o filme é tão bem cuidado que aos poucos vamos vendo as imagens da fita, como: a escada, a árvore, os cavalos se afogando, Anna se matando, uma pessoa puxando um cordão pela boca, a janela da casa, o tenebroso espelho… entre outras. Se fosse um filme qualquer, isso seria até esquecido. Algumas destas cenas são até assustadoras. Para mim, as imagens de Anna Morgan na fita são mais assustadoras do que a própria Samara. A fita também tem todo um charme por ter as imagens em preto e branco.

Cena do poço: tensão.

O filme tem um ótimo andamento sem nunca se apressar, vemos Rachel na sua batalha para descobrir como acabar com a maldição, e o filme tem uma meia hora final de tirar o fôlego: a cena do poço, quando Rachel cai nele é angustiante. É tenso avistar o poço se fechando, e quando parecia que o filme acabaria logo depois desta cena, temos a morte de Noah. E é nessa morte que o diretor Gore Verbinski mostra como Samara faz para matar as pessoas. Ela mata Katie no começo, mas não vemos como ela faz. Apenas esses dois personagens morrem no filme, Katie no começo e Noah no final. Isso mostra o quanto a história do filme é importante, se fosse um filme sem esse interesse, Samara estaria matando vários e o filme focaria mais nas mortes e não teríamos um suspense tão envolvente.

Noah não conseguiu se livrar da maldição da fita.

Não há como negar que a atuação de Naomi Watts é um dos grandes responsáveis pelo filme ser assustador até hoje. Ela atua de maneira espetacular e faz você crer em tudo o que ela está passando, e quando um ator ou atriz consegue isso o espectador consegue embarcar na história. A direção de Gore Verbinski se destaca pela suavidade das cenas e no ótimo desenvolvimento do roteiro. O toque final é a ótima trilha sonora, que é composta por ninguém menos que Hans Zimmer. Com certeza é uma das trilhas mais assustadoras dos últimos anos. A canção de ninar, um dos temas de Samara, é uma das mais assustadoras e faz lembrar o início do filme O Bebê de Rosemary.

O Chamado é uma refilmegem de Ringu, terror japonês dirigido por Hideo Tanaka a partir do livro de Kôji Suzuki.

Por muitos, O Chamado não é considerado um clássico por ser uma refilmagem, apesar de ser bem melhor do que o filme original. Pode não ser clássico, mas com certeza é Memorável!

O Chamado: Nota: 9,0

The Ring, 2002. Direção: Gore Verbinski. Com: Naomi Watts, Martin Henderson, David Dorfman, Brian Cox, Jane Alexander, Lindsay Frost, Amber Tamblyn, Rachael Bella, Daveigh Chase, Shannon Cochran. 114 Min. Terror.

Evilmar S. de Almeida

2 pensamentos sobre “Memorável: O Chamado

  1. Eu lembro que depois que eu vi pela primeira vez “O Chamado”, eu ficava olhando pra minha tv desligada do quarto antes de dormir, esperando ela acender sozinha e a Samara sair engatinhando dela! #medo

    Quando eu vi de novo junto com a minha prima na casa de uma amiga, minha prima disse que ia ao banheiro e de lá ligou pro telefone do quarto da minha amiga pelo celular, logo depois das imagens da fita terem sido passadas no filme, minha amiga deu um pulo de susto que eu morri de rir!!

    Memorável mesmo!!

    • Sempre gostei de “O Chamado”, é um dos meus filmes preferidos. Confesso que fiquei em dúvida em fazer um “Memorável” sobre ele. A princípio eu queria fazer… depois eu pensei: “é um filme muito controverso, tem gente que odeia (pelo fato de não entendê-lo)… mas aí fui re-assistir o filme, e eu comecei a ficar com medo já na música que toca no menu do DVD! Aí eu não tive dúvida: um filme que começa a botar medo já na música do menu do DVD será sempre memorável!”

Deixe um comentário

