Cinema: Planeta dos Macacos – A Origem

Ciência, Inteligência, e Caos…

Cenas impactantes, fazem de Planeta dos Macacos um dos melhores filmes do ano!

A trama mostra um jovem cientista que faz experimentos em macacos em busca da cura para doenças genéticas. Mas uma de suas cobaias, um macaco super inteligente chamado Caesar, inicia uma rebelião após ser traído pelos humanos. Desse episódio tem início o conflito que culmina no caos na Terra e a dominação primata.

Confesso que nunca me interessei pelos filmes da franquia Planeta dos Macacos. Nem os antigos, e nem o de Tim Burton, que é um dos meus diretores favoritos. Mas quando vi o trailer deste Planeta dos Macos – A Origem, senti cheiro de coisa boa. Fui conferir e fiquei extasiado, tamanha a perfeição do filme. Quando o filme acabou, minha vontade era de comprar outro ingresso e conferir a sessão seguinte.

O filme tem um começo arrebatador com uma grande cena na floresta, o que já deixa o espectador animado com o que possa vir pela frente. O roteiro bem escrito faz com que todos os atos do filme tenham cenas primorosas. Só para se ter idéia, após a metade do filme, confesso ter visto uma das maiores cenas da história do cinema, e é só na sala de cinema que podemos ter essa emoção vivida 100%. A cena foi tão fantástica, que na hora fiquei paralisado e de boca aberta. Não contarei que cena é essa, pois não quero dar spoiler.

Mas nem só de roteiro e grandiosas cenas, vive Planeta dos Macacos – A Origem… outro belo destaque é a trilha sonora. Trilha muito tensa, e que chega a dar medo em determinadas cenas. Com certeza essa é uma das melhores trilhas sonoras do ano. Os efeitos especiais ficaram a cargo da Weta Digital, a mesma empresa responsável pelos efeitos de filmes como O Senhor dos Anéis e mais recentemente, Avatar, e mais uma vez os efeitos estão perfeitos… impecáveis! Em todas as cenas você imagina, que ali na tela são macacos de verdades! O macaco principal, o Caesar, quando recém nacido da vontade de você levar para casa, só por isso você já pode imaginar a perfeição.

Em termos de elenco, o filme tem muitas caras conhecidas. O recém indicado ao Oscar James Franco, está mais uma vez atuando muito bem, com muita personalidade consegue atrair a simpatia do público e melhora a cada trabalho. A linda Freida Pinto está um pouco contida, mas a sua beleza já é o suficiente para atrair vários olhares. Temos também Tom Felton, recém saído da franquia Harry Potter e provando que tem talento para seguir em frente com a sua carreira. Agora não tem como não aplaudir Andy Serkis. O cara tá demais! Ele já deu vida a Gollum, já foi o King Kong… e aqui Serkis da vida ao macaco Caesar, e mais uma vez está com uma atuação impecável, e entrega uma interpretação magnífica. Serkis trabalha tão bem com essa captura de movimento, que no filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, circulou um boato de que ele seria indicado ao Oscar… a indicação na ocasião não veio… mas fica o aviso: “Abre o olho Acadêmia”… E o elenco ainda tem a presença do veterano Brian Cox.

Planeta dos Macacos – A Origem, é um filme com cenas espetaculares e de um visual belíssimo, e com certeza é um dos melhores filmes do ano, e merece ser visto aonde merece, que é na sala de cinema!

Nota: 9,5

Rise of the Planet of the Apes, 2011. Direção: Rupert Wyatt. Com: James Franco, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, Tyler Labine, John Lithgow, Tom Felton, David Hewlett, Chelah Horsdal, Jamie Harris. 105 Min. Ficção Científica.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s