Cinema: As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne

Aventura, Correria e Mistério…

Técnica perfeita a serviço da nostalgia: Tintim chega aos cinemas.

Tintim é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um navio antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o navio à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o navio. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o navio foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine, um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.

Steven Spielberg e Peter Jackson se unem e finalmente conseguem trazer as telas o personagem Tintim, que a muito tempo era desejo dos dois. Enquanto Jackson fica na cadeira de produtor, Spielberg arregaça as mangas e dirige essa bela animação.

A trama deste As Aventuras de Tintim – O Segredo de Licorne não tem nada de surpreendente, mas mesmo assim consegue prender o espectador com o mistério que é criado, e é claro que isso se deve a maravilhosa direção de Steven Spielberg. Spielberg deixa a sua marca no filme, e da a ela um charme de mistério, charme esse como muitos filmes antigos possuem. O filme foi feito utilizando a captura de movimento, mesmo recurso utilizado em filmes como O Expresso Polar e Os Fantasmas de Scrooge. Apesar de ser em 3D, Tintim começa com uma bela e divertida animação em 2D acompanhada da ótima trilha sonora de John Williams.

A técnica do filme e efeitos utilizados são excelentes. O 3D em algumas cenas chega a ser impressionante. Os efeitos sonoros do filme são uma coisa do outro mundo, e assistir o filme em um cinema de qualidade é muito importante para você ter uma imersão 100% no filme. Quando um filme é feito com tanto cuidado e qualidade, merece ser visto da melhor maneira possível. As Aventuras de Tintim – O Segredo de Licorne conseguiu vencer o Globo de Ouro de Melhor Animação, mas surpreendentemente ficou de fora da disputa do Oscar de Animação, e ficou concorrendo apenas ao Oscar de Trilha Sonora… injustiça!

Com uma ótima direção de Spielberg, As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne, se torna um filme divertido que agradará crianças e adultos, com uma ótima mistura entre ação e comédia.

Nota: 8,5

The Adventures Of Tintin – The Secret Of The Unicorn. Direção: Steven Spielberg. Com: Jamie Bell, Daniel Craig, Andy Serkis, Simon Pegg, Nick Frost, Gad Elmaleh, Toby Jones, Tony Curran. 107 Min. Animação.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

5 pensamentos sobre “Cinema: As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne

  1. É Evilmar, infelizmente o pessoal do Oscar pisou na boa. A animação do filme As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne é, sem dúvidas, uma das melhores já feita. Em 3D temos a impressão, as vezes, de serem seres humanos mesmo. Muito boa!!! Enredo muito bom, animação excelente.

    • Mais uma vez o Oscar pisa na bola… todo ano eles fazem algo do tipo… Mas é assim mesmo, vamos ver o que ele nos reserva para essa edição em termos de vencedores, e esperar pelas próximas edições…

  2. Sério que ele não foi indicado? Por quê? O filme vai e ganha um Globo de Ouro mas não é indicado ao Oscar? ¬¬
    Tô doida pra assistir esse filme!
    Mas eu só queria saber os motivos de porque tu deu nota 8,5….

    • Pois é Joanna, esperava muito que Tintim fizesse um “arrastão” na categoria Animação… e se quer, foi indicado… muito estranho isso. E o fato da Nota 8,5 é porque mesmo sendo um ótimo filme, ele não tem um roteiro surpreendente… é aquela história que a gente já tem uma noção de como vai terminar… agora quanto a parte técnica, o filme é realmente maravilhoso em tudo, efeitos, sons… e nos outros quesitos…

  3. É bom relembrar Evilmar que esse filme tem uma origem de um desenho animado, levando assim ao cinema antigos fãs para ver a nova aventura com uma imagem e som totalmente diferente do antigo, obviamente para melhor!
    Mencionando também que um filme feito por Steven Spielberg já recebe um belo selo de qualidade… Não assisti ainda, mas pelo comentário que li acima, a simplicidade da história fixa a pessoa, tanto que por ser simples (o enredo) fica mais fácil de compreender a situação que se passa e valorizar o 3D e os efeitos sonoros…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s