Memorável: Grease – Nos Tempos da Brilhantina

Sandy e Danny: amor de verão embalado com muito musical.

O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

Romance: Danny conhece Sandy.

Grease – Nos Tempos da Brilhantina é um filme muito fácil de você se identificar. O filme mostra de maneira leve as aventuras do primeiro amor, que muitas vezes acontece por acaso, como em uma viagem. Mas também não esquece da parte da decepção… Mostra também a amizade no colégio, e o medo de perder essa amizade quando o ano letivo vai chegando ao fim. Tudo isso recheado com boas músicas e uma química impressionante de todo o elenco.

O clima de colegial criado no filme é incrível. Se hoje em dia os filmes sobre colegiais são carregados de sexo e palavrões, Grease – Nos Tempos da Brilhantina mostra que é possível fazer um filme que fica na memória sem precisar apelar para essas coisas. No colégio, logo somos apresentados ao “T-Birds” e as “Pink Ladies”, grupos de amigos que andavam reunidos. E Danny faz parte dos “T-Birds”, enquanto Sandy mais tarde entraria para as “Pink Ladies”.

Na volta ao colégio, quando os amigos se reúnem, logo querem saber o que cada um fez nas férias. E aí temos o primeiro número musical. Com a música Summer Nights, acompanhamos Danny contando as suas férias, e ao mesmo tempo Sandy contando as “Pink Ladies” sobre as suas férias… e lógico que o tema era o romance que eles tiveram. Durante o número musical, Danny se mostra bem a vontade e sendo o maioral, enquanto ela, tímida e envergonhada, vai aos poucos entrando no embalo da dança… o dueto feito com as duas histórias deixa a cena fantástica, e é impossível não cantar junto com eles.

Summer Nights: primeiro número musical já mostra qualidade.

Durante um evento onde o time da escola é apresentado para a nova temporada, Danny reencontra Sandy. No início ele fica animado, mas logo depois por causa dos amigos e para salvar a sua reputação, ele finge que Sandy não foi nada de mais para ele, e a deixa magoada. Sandy sai chorando, e Danny fica meio sem jeito. Triste, Sandy vai passar a noite com as novas amigas, e é aonde temos o segundo musical. Na canção Hopelessly Devoted To You, Sandy mostra em uma bela canção o quanto ama Danny.

Danny começando a praticar esportes.

Mas as coisas mudam. Sandy começa a sair com outra pessoa, deixando Danny cheio de ciúmes. Assim, ele vai ter que correr atrás dela, para reascender o amor. E para isso, ele até começa a fazer esportes. Nessa parte, o filme rende cenas hilárias, com John Travolta e seus trejeitos enquanto pratica as modalidades. Mas o esforço dele valeu a pena, e ele consegue reconquistar Sandy.

Além de mostrar o ambiente colegial de forma brilhante, o filme também tem um segmento muito bom com a parte do baile. John Travolta mostra toda a sua desenvoltura durante as danças. Mas devido a um de seus colegas, ele acaba sendo separado de Sandy e indo fazer par com outra garota. Danny vence o concurso do baile, mas Sandy fica chateada. Os dois voltam a sair, se encontram em um Drive-in. Mas Danny tenta apressar certas coisas, e Sandy fica mais chateada ainda… ela vai embora falando: carro do pecado. Hilário. Ótima cena, que foi uma deixa para o musical solo de John Travolta. E a canção que ele interpreta, mostra o quanto o cara tá apaixonado pela garota e que não consegue mais viver longe dela. Depois que ele consegue “desabafar” tudo isso, o caminho está aberto para os dois ficarem juntos…

Cena do baile: John Travolta dá um show e se mostra um grande dançarino.

Corridas de carros coloca um pouco de aventura no filme. Danny vence a Thunder Bird, e logo depois somos levados para o fim do ano letivo. Enquanto alguns ficam de recuperação, e outros são aprovados os alunos vão se preparando para o que vai acontecer com eles no futuro. Alguns até pensam que nunca mais vão se ver, enquanto outros dizem que isso não vai acontecer. Mas o grande momento do final do filme, é quando vemos Sandy deixar de ser aquela menina tímida, para se tornar uma mulher tão descolada como Danny é com os garotos. Juntos eles interpretam You Are The One That I Want, uma das melhores canções do filme. A desenvoltura de ambos é fantástica. Logo após, todos os amigos reunidos cantando We Go Together fecha com chave de ouro esse ótimo filme.

Sandy se transforma, e fica no mesmo estilo de Danny.

O filme é dirigido por Randal Kleiser que mostrou muita inspiração em todas as cenas. Sua direção é fantástica. É bem verdade, que a união do elenco também foi um trunfo. John Travolta em um de seus melhores trabalhos (se não o melhor) até hoje, mostra que dança é com ele mesmo. Olivia Newton-John, trouxe para a personagem a timidez e doçura que a personagem necessitava, também está ótima. E lógico, deixar aqui um parabéns para todos os outros que fizeram parte do elenco, e que transformaram este filme no que ele é até hoje.

Até um carro vira personagem em um número musical.

Destaque também para a trilha sonora, com ótimas canções que casam perfeitamente com as cenas, e não deixa em momento algum o filme chato. Muito pelo contrário, as músicas são tão boas, que você até fica esperando pela próxima. O CD com a trilha sonora é o 3º CD mais vendido de todos os tempos, de acordo com o Media Traffic.

Assim como a boa música, Grease – Nos Tempos da Brilhantina consegue nos embalar até hoje. Pra quem já é fã, é impossível não rever e sair cantando, e até dançando as suas canções.

Nota: 9,0

Grease, 1978. Direção: Randal Kleiser. Com: John Travolta, Olivia Newton-John, Stockard Channing, Jeff Conaway, Barry Pearl, Michael Tucci, Kelly Ward, Didi Conn, Dinah Manoff, Edd Byrnes, Sid Caesar. 110 Min. Romance/Musical.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s