Cinema: A Invenção de Hugo Cabret

Sonhos, Aventura e Homenagem…

Mistério e consertos: Hugo tem muito a fazer.

Paris, anos 30. Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Um dia, ao fugir do inspetor da estação de trem, ele conhece Isabelle, uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.

Martin Scorsese entrega mais um filme espetacular, que é gostoso de se assistir e nos leva a uma aventura sobre o passado do cinema, e com isso ele consegue transformar A Invenção de Hugo Cabret em uma bela homenagem ao cinema, e com isso todos os cinéfilos agradecem. O filme também marca a estreia de Scorsese com o recurso do efeito 3D.

A lenda do cinema Martin Scorsese se diverte na direção de A Invenção de Hugo Cabret. Nele o diretor esbanja talento em um filme que aparentava ser pequeno e que se tornou um dos melhores filmes do ano. Os valores colocados em cena, como por exemplo, sonhos, amizade, coragem e o fato do protagonista nunca desistir do que quer realizar, conquista o público, e faz com que o personagem Hugo ganhe uma torcida enorme na sua busca para desvendar um mistério e consertar certas coisas. Scorsese também faz uma baita homenagem ao cinema, resgatando coisas do passado. Durante os 126 minutos do filme, vemos câmeras antigas, cenários e trechos de filmes antigos, e inclusive temos a oportunidade de ver o primeiro filme gravado pelos irmãos Lumiere. O cineasta também brinca com os dois jovens protagonistas, ele adora cinema e ela ama livros. Misturando essas duas paixões, temos uma bela cena entre os dois jovens. Falando em cenas, o filme tem várias marcantes, como por exemplo, Hugo pegando um pano com um livro queimado; a cena em que Isabelle assiste o seu primeiro filme no cinema é de arrepiar, impossível não se emocionar com a garota Chloe Moretz. Fique atento, cenas marcantes e belas é o que não falta em A Invenção de Hugo Cabret.

O garoto Asa Butterfield (Hugo) mostra boa presença em cena, e consegue emocionar. Com um pouco mais de talento temos Chloe Moretz (Isabelle), que já trabalhou em (500) Dias Com Ela e Kick-Ass – Quebrando Tudo, mostra muito talento em cena, além de graça e beleza. Mas Scorsese também traz atores consagrados para apoiar os jovens atores. Ben Kinsley nos entrega a sua melhor atuação em anos, há tempos ele não tinha um personagem que explorasse tanto o seu talento. Christopher Lee é outro consagrado em cena, aparece pouco, mas sempre vale a pena. Jude Law, Sacha Baron Cohen, Emily Mortimer também estão no elenco. E já que A Invenção de Hugo Cabret é carregado com a magia do cinema, os fãs de Harry Potter irão reconhecer Richard Griffiths e Frances de la Tour em cena.

Quanto ao recurso do 3D, pode ir sem medo. O filme é um dos melhores com o recurso, só perde para Avatar neste quesito. Martin Scorsese entrega um material de qualidade, e usa o 3D para o público entrar na história e viver as mesmas aventuras de Hugo, nesta sua jornada.

Além da ótima direção, de grandes atuações, e de um belo 3D, o filme também tem uma linda fotografia, uma ótima trilha sonora, figurino brilhante, ótima montagem e uma bela direção de arte.

Martin Scorsese faz um filme para toda família, onde é ótimo de se acompanhar do início ao fim. E após o término da sessão, ficamos praticamente sem palavras para descrever o prazer que foi assistir A Invenção de Hugo Cabret.

A Invenção de Hugo Cabret concorreu a 11 Oscars, e ganhou 5 estatuetas.

A Invenção de Hugo Cabret, 5 Oscars: Melhor Fotografia, Efeitos Visuais, Direção de Arte, Mixagem de Som e Edição de Som.

Nota: 10,0

Hugo, 2011. Direção: Martin Scorsese. Com: Asa Butterfield, Chloe Grace Moretz, Sacha Baron Coen, Jude Law, Christopher Lee, Ben Kingsley, Richard Griffiths. Frances de la Tour, Emily Mortimer. 126 Min. Aventura.

Evilmar S. de Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s