Cinema: Jogos Vorazes

Competição, Coragem e Sobrevivência…

Katniss: sacrifício para poupar a irmã.

Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual (e mortal) entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando, com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Jogos Vorazes é um filme carregado de clichês, que tem algumas ideias que poderiam ser melhor aproveitadas, mas que ao final da sessão é um filme que cumpriu bem ao que se propôs.

A competição Jogos Vorazes que reúne os jovens em uma competição mortal, é transmitidapara toda a população. Tem toda uma equipe por trás do “show”, que vai colocando obstáculos para os jovens (como se não bastasse eles terem que se matarem). Na minha opinião o filme comete um erro nessa parte. Se é transmitida para toda a população, o interessante é que nós víssemos a população em suas casas, acompanhando com angústia a competição… e não como é mostrado (muito pouco, por sinal), com toda a população reunida acompanhando em um telão. Ver o público acompanhando em casa, foi um acerto e tanto para O Show de Truman, O Show da Vida. Tirar esse tipo de emoção foi um erro do filme. Além disso, o filme apresenta poucas surpresas, sendo carregado nos clichês. A maioria das cenas, você consegue deduzir o que acontecerá, e isso tira um pouco do encanto do longa.

Confesso também que achei alguns figurinos, digamos, brega. Tá certo que a ideia, é de cada Distrito ter o seu jeito, o seu estilo… mas não tem como não achar pelo menos estranho. E o que dizer da maquiagem de Elizabeth Banks? Só uma coisa: parece o Ney Latorraca vestido de mulher.

Mas nem só de defeitos é feito Jogos Vorazes. As atuações compensam o longa. Jennifer Lawrence mais uma vez está ótima, e por não ser um rosto bastante conhecido ainda, ajuda a nos identificarmos com a sua personagem. Josh Hutcherson é o seu parceiro de distrito, que tem uma atuação mediana, mas que não prejudica em nada. Agora quem paga o ingresso é Woody Harrelson. Depois de roubar a cena em Zumbilândia e 2012, Harrelson interpreta um ex-campeão dos Jogos Vorazes, que acompanha a dupla Katniss e Peeta e que além disso, gosta muito de beber. Woody Harrelson é hilário em diversas cenas. O filme conta também com Stanley Tucci, Lenny Kravitz e Elizabeth Banks.

Com a pressão de ser a saga literária que vai substituir Harry Potter, Jogos Vorazes passa longe de ter a mesma emoção da saga de Harry, mas se corrigir alguns erros, poderá fazer um caminho bonito nos cinemas.

Nota: 7,5

The Hunter Games, 2012. Direção: Gary Ross. Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Stanley Tucci, Woody Harrelson, Wes Bentley, Lenny Kravitz, Toby Jones, Donald Sutherland. 142 Min. Aventura.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s