Cinema: Titanic

Paixão, Amor e Tragédia…

Amor e tragédia movem um dos maiores filmes da história.

Jovem aventureiro, Jack (Leonardo DiCaprio) ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic. No navio, apaixona-se por Rose (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante, mas é com Jack que vive um amor proibido. Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.

É meus amigos, quem diria que 15 anos depois de seu lançamento, eu teria a oportunidade de ver Titanic dentro de uma sala de cinema. Não foi o 3D que me atraiu, e sim a importância deste filme para a história do cinema, além de ser um dos meus filmes favoritos.

A história de Jack e Rose e o que acontece com o Titanic não é mais novidade para ninguém, mas é impossível não se emocionar com o filme, mesmo depois de 15 anos. A experiência durante a sessão é incrível, você aproveita cada segundo, e vai confirmando a perfeição da obra de James Cameron. Cameron que além de Diretor, foi Roteirista e Produtor de Titanic, mostra que o seu roteiro é incrível e nunca será esquecido, assim como o romance de Jack e Rose. O casamento entre romance e tragédia é perfeito aqui. Rose vivendo uma relação cercada pelo medo, encontra o amor verdadeiro no jovem Jack, mas logo esse amor acabaria, devido a tragédia pela qual o Titanic estava prestes a passar. O amor entre os dois pode ter durado alguns momentos, mas sempre ficará na memória de cada fã de cinema. Assim como algumas cenas, como Jack gritando “Eu sou o rei do mundo!“, ou quando Rose descendo em um bote fica olhando para Jack lá em cima, e ele observando ela descer, e de repente ela pula do bote para dentro do navio, e quando os dois de encontram Jack fala “Porque você fez isso Rose?“, e ela responde “Se você pular eu pulo. Lembra?“. Incrível! Sem falar em toda sequência do navio afundando, e se partindo ao meio até chegar ao fundo do mar. É com certeza uma das maiores (e melhores) cenas que vi dentro de uma sala de cinema, se não a maior! E olha que já estou com mais de 300 filmes assistidos dentro do cinema…

Agora vamos falar do 3D. Não é exagero dizer que Titanic é o melhor filme convertido. Agora, você deve saber que existem, digamos dois tipos de 3D. O 3D que a todo momento temos coisas jogadas na tela, e o 3D de profundidade. Titanic foi feito a 15 anos atrás e praticamente não tem nada sendo jogado na tela, então não é agora que vai ter. O 3D do filme só poderia ser de profundidade, e isso o filme faz muito bem. Alguns personagens ficam em bastante destaque, enquanto o fundo da cena fica bem atrás. James Cameron não iria fazer só por fazer. Tinha que ser bom.

O filme é perfeito de todos os lados, desde o imenso trabalho que James Cameron teve, passando pelas atuações de Kate Winslet, Leonardo DiCaprio e da sempre ótima Kathy Bates, além da linda canção tema “My Heart Will Go On” interpretada por Celine Dion.

Então é isso, aproveite essa oportunidade única de ver Titanic nos cinemas. No futuro, quando alguém falar sobre o filme, eu terei orgulho de dizer: “Eu vi Titanic no cinema…”

Titanic recebeu 14 Indicações ao Oscar em 1998. Venceu em 11 categorias.

Titanic: 11 Oscars: Melhor Filme, Diretor, Trilha Sonora Original, Edição, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Efeitos Visuais, Edição de Som, Som, Canção Original.

Nota: 10,0

Titanic, 1997. Direção: James Cameron. Com: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Gloria Stuart, Bill Paxton, Bernard Hill, David Warner, Victor Garber. 194 Min. Drama.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cinema: Titanic

  1. Eu tinha percebido isso, que não salta da tela, só aprofunda! Mas acho que é porque não tinha como fazer saltar, já que as coisas que ficam no plano da frente ficam desfocadas quando os atores principais estão em segundo plano, já que o filme não foi feito pensando em ser convertido em 3D….

    Mas as cenas do mar, do navio afundando…Me senti afundando também com tamanha profundidade!! Merece Oscar de novo!

    • Classico é Classico, e sem sombra de duvidas Titanic vai ser o filme de nossa geração, assim como E O VENTO LEVOU… é de seu tempo. Eu tive a oportunidade de assisitir a 15 anos no cinema( sim sou um pouco velho..kkkkkk) e voltar a assiti-lo no cinema foi uma experiencia inesquecivel. Pra mim a cena q marcar o filme é justamente a q vc falou quando Rose ja esta no bote e pula novamente pra dentro do navio q a essa altura ja estava mais pra lá q pra cá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s