Cinema: Área Q

Suspense, Mistério e Investigação…

Verdade ou mentira? Jornalista americano investiga OVNIs em Quixadá.

Quixadá, 1979. O fazendeiro João Batista (Murilo Rosa) é surpreendido ao ser abduzido por seres extra-terrestres. Ele retorna com poderes, o que faz com que se torne um mito local. Duas décadas depois, o jornalista investigativo Thomas Matthews (Isaiah Washington) chega à cidade. Enviado por um jornal americano para desvendar os relatos de OVNIs na região, Thomas ainda sofre pelo misterioso desaparecimento de seu filho, ocorrido há pouco tempo. Ao entrevistar algumas pessoas abduzidas, Thomas percebe que há fundamento no relato delas e que, de alguma forma, os eventos da região estão ligados ao sumiço de seu filho.

E olha aí, o Brasil envolvido em filme de ET. E nada melhor do que ter Quixadá como cenário. Mas Área Q é um filme que tem problemas, mas mesmo assim consegue ser razoável.

Um dos problemas do filme, é a sua edição. É verdade, o filme é muito lento. Demora muito para acontecer algo de importante no filme. Outro problema são algumas atuações. Até se entende, já que alguns atores são moradores locais e não tem o timing da atuação. Em contrapartida o filme consegue criar um ambiente de mistério bem interessante. Desde a primeira cena em que o personagem de Murilo Rosa é abduzido até as cenas noturnas, o filme consegue ganhar o espectador nesse aspecto. A trilha sonora ajudou e muito a criar esse suspense, na medida certa a trilha se torna até um personagem.

Fotografia caprichada, é bem interessante ver Quixadá em tela grande. Todas aquelas rochas, e  a Pedra da Galinha Choca ficaram lindas dentro da sala de cinema, realmente um atrativo a mais.

Um problema ali, um acerto aqui… assim é Área Q, um filme que não tem nada demais, mas que mesmo assim consegue envolver o público.

Nota: 6,5

Área Q, 2011. Direção: Gerson Sanginitto. Com: Isaiah Washington, Murilo Rosa, Tânia Khalil, Leslie Lewis, Steve Filice, Jordan Jones, Ricardo Conti. 108 Min. Suspense.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s