Cinema: O Espetacular Homem-Aranha

Descoberta, Responsabilidade e Heroísmo…

A atuação de Andrew Garfield deixa a seguinte pergunta: Quem é Tobey Maguire?

Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto.

Nunca escondi a minha rejeição pelos filmes do Homem-Aranha interpretado pelo Tobey Maguire, justamente por ele ser um ator (na minha opinião) que não passa a credibilidade necessária que o personagem precisa. Mas desde que vi o nome do diretor Marc Webb, do excelente (500) Dias Com Ela, e de Andrew Garfield no papel do Aranha, comecei a sentir cheiro de coisa boa no ar. E ainda bem, que as minhas expectativas se confirmaram.

Em primeiro lugar, palmas para a direção de Marc Webb. Que ótima direção! Atores bem dirigidos, cenas muito bem criadas e com isso Marc Webb vai se mostrando um excelente diretor. A direção é tão perfeita, que Webb cria cenas que ficarão no imaginário dos fãs do herói aracnídeo. Atenção para a cena entre Peter e Gwen, na casa dela. Lá acontece um beijo, que fará você esquecer a famosa cena do beijo de cabeça para baixo entre Tobey Maguire e Kirsten Dunst. Genial. Em uma cena mais séria, onde o Homem-Aranha vai salvar uma criança de dentro do carro, ele retira a máscara e entrega para a criança. Ele diz que se ele colocar a máscara, ele não vai sentir medo, e poderá fazer coisas incríveis com ela… não é bem assim que ele fala, mas é nesse sentido. Imagina um fã do herói… é como se o Peter Parker estivesse falando com ele: “cara, coloca aí essa máscara”… imagina o teu herói preferido, te dizendo isso? E olha que eu nem sou fã do Homem-Aranha… E o diretor consegue emocionar em cenas como após a morte do Tio Ben, onde Peter descarrega um pouco da raiva, em um colega da escola e logo depois recebe um abraço de Gwen. Uma cena meio descolada, uma com mais ação e outra mais dramática… é, um dos pontos fortes do filme foi Marc Webb ter feito o Homem-Aranha mais humano.

Se o público tinha alguma desconfiança em cima de Andrew Garfield, ela já vai embora nos primeiros minutos do longa. Que bela atuação. Andrew, com sua dedicação e simpatia consegue transportar o público a viver a sua causa, os seus problemas, e assim nos sentimos dentro do filme, junto com ele. Outra boa escolha no elenco é o vilão Lagarto, vivido por Rhys Ifans (Um Lugar Chamado Notting Hill), um ator muito talentoso, que deu conta do recado. A bela Emma Stone interpreta o primeiro amor de Peter, Gwen Stacy. Além de ter muito talento, Emma é bem mais bonita do que a Kirsten Dunst que interpretava Mary Jane nos outros filmes.

Assisti o filme em 3D, e digo que a experiência vale a pena. Você não vai se arrepender. O 3D do filme é ótimo, principalmente nas cenas de voo do Homem-Aranha. Quanto aos efeitos especiais, no começo achei meio estranho a primeira aparição do Lagarto, mas depois fui me acostumando. O filme também tem uma ótima edição assim como a trilha sonora.

Pode até não ser espetacular como o título sugere, lógicamente passa longe de ser um Batman: O Cavaleiro das Trevas, o herói nem tem essa pegada, mas a verdade é que O Espetacular Homem-Aranha é ótimo.

Nota: 9,0

The Amazing Spider-Man, 2012. Direção: Marc Webb. Com: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Campbell Scott, Irrfan Khan, Martin Sheen, Sally Field, Chris Zylka, Embeth Davidtz, Skyler Gisondo. 136 Min. Ação.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s