Cinema: Resident Evil 5 – Retribuição

Lutas, Tiros e Sangue…

Mais uma vez a beleza de Milla Jovovich fica em evidência, devido a fraca história.

Em Resident Evil 5: Retribuição, o vírus mortal T, desenvolvido pela Umbrella Corporation, continua dizimando o planeta Terra, e transformando a população global em legiões de mortos-vivos comedores de carne. A única e última esperança da raça humana, Alice (Milla Jovovich), desperta no centro de operações clandestinas da Umbrella, e descobre mais segredos do seu passado misterioso conforme se aprofunda no complexo. Sem um porto seguro, Alice continua a caçar os responsáveis pelo vírus; uma perseguição que a leva de Tóquio a Nova York, Washington, DC e Moscou, culminando em uma revelação alucinante que irá forçá-la a repensar tudo o que ela acreditava ser verdade. Ajudado por seus novos aliados e antigos amigos, Alice precisa lutar para sobreviver o tempo suficiente para escapar de um mundo hostil que está prestes a ser destruído. A contagem regressiva já começou…

E chega aos cinemas a quinta aventura da franquia de games mais bem sucedida da história do cinema (bem sucedida em termos de dinheiro), Resident Evil 5: Retribuição.

Longe de ser uma franquia de filmes inteligentes, a série Resident Evil trás mais uma história onde as cenas de ação, os efeitos especiais e a beleza de Milla Jovovich, são colocados como prioridade, enquanto o roteiro mais uma vez é deixado de lado, e assim mais uma vez, é muito fraco. Mas apesar de a história não ser muito bem contada, o filme até que é divertido, e trás ótimas cenas de ação. Outro erro de Paul W. S. Anderson, é exagerar no número de cenas com câmera lenta. Em determinado momento, você cansa, tamanho é o número de cenas em que o diretor usa esse artifício. Talvez ele queira copiar o estilo de Zack Snyder, mas Snyder executa muito melhor este tipo estilo.

Outro erro do diretor é que ele contou a primeira metade da história de forma bastante lenta. É de dar sono, tamanha lentidão na primeira metade do filme. Em compensação, da metade para o fim, o filme engata uma quinta marcha e fica muito melhor, com direito até a volta de um dos elementos mais bacanas do quarto filme: a cena do machado… ou melhor dizendo, agora com dois machados.

Quem é fã do jogo vai adorar o surgimento de alguns personagens novos, enquanto que outros personagens que já apareceram na franquia, retornam para este filme, como a personagem Rain, interpretada pela “mulher-macho” Michelle Rodriguez. Aliás, Michelle está se divertindo na sua volta, com direito a dar uma surra em dois marmanjos de uma só vez, além é claro, de atirar muito. Milla Jovovich, está como sempre, fazendo aquelas acrobácias quase impossíveis, enquanto Anderson (marido da atriz), aproveita para mostrar toda a sua beleza, em vários ângulos. O diretor até tenta mostrar um outro lado da personagem, um lado mais humano, mostrando uma filha da personagem. Não colou, mas também, nesta altura do campeonato, não interessa muito, se vai colar ou não.

O 3D continua muito bom, valendo a pena realmente o filme ser conferido neste formato. A fotografia do filme é bem interessante, e é outro ponto forte do filme. A montagem é bastante defeituosa, e não se encontrou muito bem, e chegou a ser um pouco confusa, devido as várias localidades em que o filme se passa..

Alguns defeitos, outros acertos. O que importa é que mesmo assim, Resident Evil 5: Retribuição, ainda consegue divertir.

Nota: 6,0

Resident Evil: Retribution, 2012. Direção: Paul W. S. Anderson. Com: Milla Jovovich, Sienna Guillory, Colin Salmon, Li BingBing, Michelle Rodriguez, Shawn Roberts, Boris Kodjoe, Johann Urb. 95 Min. Terror.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Um pensamento sobre “Cinema: Resident Evil 5 – Retribuição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s