Cinema: Jack Reacher – O Último Tiro [Crítica 2]

Mistério, Reviravolta, e Descoberta…

Jack Reacher: Tom Cruise entrega um personagem inteligente e interessante.

Jack Reacher: Tom Cruise entrega um personagem inteligente e interessante.

Jack Reacher (Tom Cruise) é um ex-militar que passou a viver como andarilho. Na trama do filme, ele está descansando em uma praia de Miami quando é chamado para resolver um caso mal explicado em Indiana, depois que um atirador é preso por alvejar cinco pessoas aleatoriamente. O criminoso chama-se James Barr e se recusa a dar qualquer informação, apenas escreve a frase: “Chame Jack Reacher“. Quando Reacher chega à cidade, Barr já está desmemoriado depois de ser surrado pelos policiais. Reacher então precisa juntar todas as provas para descobrir o que o conecta àquele psicopata.

E chega aos cinemas mais um ótimo filme de ação com Tom Cruise, que não lembra em nada os filmes da franquia Missão: Impossível. Por falar em Missão: Impossível, o filme é dirigido por Christopher McQuarrie, responsável pelo próximo filme da franquia de Ethan Hunt.

Jack Reacher é um personagem de uma série de livros, criados por Lee Child, que já escreveu 17 livros com o personagem. O Jack Reacher: O Último Tiro, é baseado no livro “Alerta Final”, o nono livro da franquia de Lee Child.

A trama cheia de mistério, é fascinante a cada minuto com suas reviravoltas. Diga-se de passagem, o roteiro também tem seus diálogos divertidos e com humor, Robert Duvall tem ótimas falas. Tom Cruise entrega um Jack Reacher perfeito, e de carisma fácil. Conforme nós vamos conhecendo ele, e gostando da forma como ele vai tentando resolver o mistério dos assassinatos da sua maneira. Com inteligencia e dedução, embarcamos em uma trama que vai nos levar a descobrir uma grande ligação aos assassinatos, e não há “um mero maluco que resolveu matar cinco pessoas no meio do dia”.

Mas nem tudo correu bem para Tom Cruise. Os fãs dos livros reclamaram da escolha do ator, pelo simples fato dele ser diferente do Jack Reacher do livro. Besteira. Tá certo, eu não li os livros, mas dos livros que li, isso não me importa muito. Não sou desses fãs loucos… mas enfim, o que importa é que Tom Cruise está foda no papel.

Além da ótima trama, e da direção precisa de Christopher McQuarrie que da ao longa uma narrativa precisa, e de fácil entendimento, o filme tem ótimas cenas de ação (inclusive uma cena de carros, de fazer inveja a Trilogia Bourne). A montagem e a fotografia do filme também merecem destaque.

Jack Reacher: O Último Tiro, tem um estilo parecido com o de Drive, mas com uma pitada de diversão e mistério. Vale a pena ser descoberto.

Nota: 9,0

Jack Reacher, 2012. Direção: Christopher McQuarrie. Com: Tom Cruise, Rosamund Pike, Richard Jenkins, David Oyelowo, Werner Herzog, Jai Courtney, Alexia Fast, Robert Duvall. 130 Min. Ação.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s