Cinema: Django Livre

Heroísmo, Vingança e Explosivo…

Waltz brilha mais uma vez em um filme de Tarantino.

Waltz brilha mais uma vez em um filme de Tarantino.

Django é um escravo liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão (Christoph Waltz) torna-se um mercenário perigoso. Depois de auxiliar seu mentor em alguns trabalhos por dinheiro, os dois partem para uma missão pessoal: encontrar e libertar a esposa de Django das garras de um fazendeiro inescrupuloso.

Depois de assistir Django Livre, a sensação que fica é: a cada trabalho, Tarantino vai se tornando cada vez mais genial! Neste novo filme ele constrói um excelente roteiro (Vencedor do Globo de Ouro), cheio de tramas e de personagens interessantes. Nas mãos de Tarantino, cada personagem tem o seu tempo para brilhar, e o diretor administra isso muito bem. Com o seu estilo que vem conquistando cada vez mais o público, Tarantino constrói um filme que mistura a cultura pop e o western spaguetti, e mesmo depois de quase 180 minutos, o sentimento que fica, era a de que o filme não terminasse.

Tarantino repete a parceria com Christoph Waltz em Bastardos Inglórios. Aqui Waltz se mostra cada vez mais versátil, e depois de ganhar o Oscar com o personagem de Hans Landa, o seu King Schultz em Django, deve repetir o feito. A presença do ator é incrível em cena. Seja recriando cenas clássicas de faroeste, seja sendo sarcástico. A verdade é que mais uma vez, Waltz está brilhante em cena. Tarantino construiu este personagem muito bem, pois é através dele que conhecemos Django, que passa de escravo a homem livre… e que deseja se vingar e recuperar a sua esposa… e assim somos transportados para uma história sofrida, e muito, muito sangrenta.

Se para muitos Bastardos Inglórios foi a vingança dos Judeus contra Hitler, podemos dizer que Django Livre é a vingança dos escravos contra os brancos. Tudo isso com aquele humor sarcástico que Tarantino faz tão bem. Palmas também para o elenco, que se diverte em cena e deixam o filme melhor ainda. Samuel L. Jackson está hilário como um ex-escravo já velho. Leonardo DiCaprio entrega mais uma grande atuação, principalmente na parte em que seu personagem mostra raiva. Enquanto Christoph Waltz brilha, o mais comedido realmente é Jamie Foxx. Apesar de ser o personagem principal, e o nome do seu personagem ser o nome do filme, do quarteto principal de atores, Jamie Foxx é o que menos brilha… mas nem por isso é um defeito. Curiosidade: Jamie Foxx não foi a primeira opção para interpretar Django. Tarantino queria Will Smith, mas o ator recusou o papel. Tarantino também aproveita o seu filme, e faz uma ponta… digamos, uma ponta “explosiva”… quem já assistiu, vai entender o trocadilho…

Roteiro incrível, uma grande direção e atuações perfeitas, Django tem, além disso tudo, uma linda fotografia e uma trilha sonora que faz homenagem aos antigos filmes de faroeste. Tarantino mais uma vez da uma aula de como se fazer cinema, usando outra vez a vingança como plano de fundo. Vingança que acontece tanto em seus filmes, foi assim em Kill Bill, em Bastardos Inglórios e em outros trabalhos do diretor… e continuando com essa qualidade, podem vir muito mais histórias assim.

Divertido e sangrento. Django Livre é daqueles filmes que deixam um gosto de quero mais… há, e quase que eu me esqueço, o “D” é mudo…

Nota: 9,0

Django Unchained, 2012. Direção: Quentin Tarantino. Com: Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington, Samuel L. Jackson, Jonah Hill, Don Johnson, Walton Goggins, Amber Tamblyn, Quentin Tarantino. 165 Min. Faroeste.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s