Cinema: O Lado Bom da Vida [Crítica 2]

Surpreendente, Encantador e Inspirador…

Bradley Cooper e Jennifer Lawrence se destacam como dois desajustados.

Bradley Cooper e Jennifer Lawrence se destacam como dois desajustados.

Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano começa a mudar quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas.

O Lado Bom da Vida? Título interessante para um filme onde os personagens tem muitos problemas. Problemas mentais, de identificação, enfim… mas é mais uma das coisas que nos levam a se surpreender com este filme, que é muito gostoso de se assistir. E é nas mãos do diretor David O. Russell (O Vencedor), que o livro do escritor Matthew Quick ganha vida na telona.

No filme somos apresentados a Pat Solitano Jr, que depois de 8 meses sai de um sanatório. Pat acabou indo parar lá, depois que flagrou a esposa o traindo… perdeu sua casa também, e o trabalho. Quando sai, ainda apaixonado pela mulher, faz tudo para ter uma segunda chance e assim reatar o casamento… mas Tiffany surge em sua vida, tão problemática quanto ele, mas que acaba mudando Pat, e assim mudando um pouco os seus planos. Arrasado, Pat tenta recomeçar, e passará por tudo isso para conseguir. Encontramos uma metáfora interessante no personagem de Pat: quando sai do sanatório, Pat gosta de correr vestindo um saco de lixo preto… concluímos com isso, que Pat por dentro se acha um lixo, com tudo que lhe aconteceu.

O roteiro pode até soar um pouco previsível, quando se encaminha para o final, mas isso não é problema, quando somos brindados com atuações incríveis. Temos aqui um Bradley Cooper surpreendente. Que nas mãos de um diretor talentoso, entrega a sua melhor atuação da carreira. Jennifer Lawrence brilha de uma maneira encantadora, e até nós nos apaixonamos por ela, mesmo com seus problemas, tamanho é a incrível atuação dela. E como é bom ver Robert De Niro em uma ótima atuação, longe daquelas comédias sem graça que ele fez ultimamente. Aqui De Niro está perfeito, e sua atuação foi reconhecida pela Acadêmia e ele está concorrendo a Ator Coadjuvante. Curiosidade: David O. Russell queria Mark Wahlberg no papel de Pat… mas acabou optando por Bradley Cooper, e com certeza acertou. Já Anny Hathaway iria viver Tiffany, mas por problemas de agenda, ela não fez a personagem. Agora ela e Lawrence, podem sair com o Oscar na mão no dia 24 de fevereiro, já que concorrem em categorias diferentes.

O filme ainda conta com uma fotografia ótima, e uma trilha sonora perfeita, feita por Danny Elfman. Trilha perturbadora em alguns momentos, e fantásticas em outros, combinando perfeitamente com as atuações e a direção segura de David O. Russell. Diga-se de passagem, O. Russell vai ficando especialista em personagens problemáticos. Já que tanto O Vencedor como O Lado Bom da Vida, abordam isso, e cada um é melhor do que o outro.

Traição, morte, sofrimento e paranoia… muitos problemas para nossos personagens. Mesmo assim, eles não desistem de viver, e acabam assim, um curando o outro. Assista O Lado Bom da Vida, e se surpreenda.

Nota: 10,0

Silver Linings Playbook, 2012. Direção: David O. Russell. Com: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker, Anupam Kher, John Ortiz, Julia Stiles. 122 Min. Comédia Dramática.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s