Cinema: As Vantagens de Ser Invisível

Envolvente, Delicado e Surpreendente…

Logan Lerman e Emma Watson entregam ótimas atuações neste belo drama.

Logan Lerman e Emma Watson entregam ótimas atuações neste belo drama.

Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Mas Charlie continua a pensar pouco de si… até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

Suicídio do melhor amigo e a morte da tia em um acidente de carro. São essas lembranças que rodeiam Charlie. Some-se a isso o fato do personagem estar começando o ensino médio e não conseguir fazer amigos pelos traumas que tem. E para completar, ele ainda sofre bullying. Como uma pessoa poderia passar por cima disso tudo? Resposta: encontrando amigos que não sofrem das mesmas coisas, mas que são capazes de entender Charlie, perfeitamente. Patrick e Sam entram na vida de Charlie, e faz com que ele tenha uma nova perspectiva de vida, de aproveitar, de conhecer coisas, enfim… de aproveitar a vida. Digamos, com um espírito “Ferris Bueller”…

O filme não tem nenhuma surpresa, e lógico que Charlie se apaixona por Sam. E sofre com isso, pois Sam está com outro cara, enquanto ele acaba namorando uma garota que aos poucos ele não vai suportando o seu jeito. Já Patrick, que é gay, precisa esconder um romance com o cara mais popular da escola… mas que acaba não terminando nada bem. E assim os personagens de As Vantagens de Ser Invisível, vão vivendo suas aventuras, seus amores, suas vidas, e percebendo que mesmo tão jovens a vida já se mostra muita complicada.

Dando vida a esses três jovens, temos Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. Logan Lerman continua mostrando que tem muito carisma, e aqui ele está perfeito em um papel de um jovem que luta contra a depressão. Emma Watson continua mostrando porque sempre foi a melhor do trio principal na saga Harry Potter. Aqui temos Emma em um papel onde ela pode explorar muito o seu talento, e percebemos que a atriz cada vez mais irá crescer em sua carreira, e isso percebemos nos filmes que ela está escolhendo após a saga Harry Potter. Ezra Miller mostra talento de sobra em mais um papel desafiador na sua carreira, agora interpretando um gay. Miller interpreta um dos personagens mais ricos do longa. Elo de ligação dos amigos, e bastante brincalhão… mas no fundo percebemos que ele também tem seus sofrimentos e problemas. Enfim, o trio principal merece palmas. O filme ainda conta com o sempre ótimo Paul Rudd, no papel de um professor.

Baseado em um livro, o filme é dirigido pelo mesmo autor Stephen Chbosky. Com uma direção suave e tocante ele coloca coração em seu filme. O filme também ganha pontos nos temas principais… reunir músicas da década de 70, 80 e 90 dá todo um sentimento de nostalgia, enquanto ouvimos New Order, David Bowie e os sempre ótimos The Smiths (que tive o prazer de conhecer na trilha sonora de (500) Dias Com Ela).

As Vantagens de Ser Invísivel não tem, digamos, um final feliz. Mas mesmo assim, é um filme que encanta, por sua história sincera e cativante.

Nota: 8,5

The Perks of Being a Wallflower, 2012. Direção: Stephen Chbosky. Com: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Mae Whitman, Paul Rudd, Nina Dobrev, Dylan McDermott, Melanie Lynskey, Kate Walsh, Joan Cusack. 103 Min. Drama.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s