Cinema: Antes da Meia-Noite

Lembranças, Romantismo e Amor…

Romantismo no ar: Celine e Jesse estão de volta aos cinemas.

Romantismo no ar: Celine e Jesse estão de volta aos cinemas.

Depois de se apaixonarem em Viena, em Antes do Amanhecer, e se reencontrarem em Paris em Antes do Pôr do Sol, o casal Jesse (Hawke) e Celine (Delpy) agora estão flanando por Messínia, no sudoeste da Grécia.

Uma das séries de filmes de romance mais cultuados de todos os tempos chega a sua terceira parte. Em 1995 o mundo do cinema se apaixonou à primeira vista por Jesse e Celine. Em Antes do Amanhecer, Jesse com toda a sua lábia convence Celine a descer do trem e assim passam um dia em Paris. É nítido a paixão dos dois, mas devido a algumas coisas eles não ficam juntos. Em Antes do Pôr do Sol eles se reencontram, e a paixão novamente cresce. No final do segundo filme, muito se imaginou como estariam Jesse e Celine, já que o final ficou digamos, aberto. Nessa terceira parte, temos os dois juntos, já com duas filhas, e Jesse ainda com um filho daquela outra mulher que ele tinha. Acompanhamos o belo casal por uma viagem à Grécia, percebemos que eles continuam muito apaixonados um pelo outro, mas agora com alguns conflitos: Jesse gostaria de morar nos Estados Unidos para se aproximar mais do filho, porém Celine não quer isso, por conta do seu trabalho e outras coisas. Com isso, problemas surgem, eles chegam a brigar, mas o filme novamente tem aquela coisa do romantismo que é impressionante, e Jesse no final do filme, convence Celine a novamente, digamos “se apaixonar” por ele de novo. A maneira como ele consegue isso, é de uma leveza, mas carregado de romantismo, que é impossível você não agradecer a obra de arte que você está acompanhando na tela.

A alma do filme é o roteiro escrito pelos atores principais Ethan Hawke e Julie Delpy, e também pelo diretor do filme Richard Linklater. Escrito na medida para os personagens, o roteiro transita perfeitamente entre o amor dos dois e as crises que eles passam. O roteiro também aproveita para lembrar de passagens que o casal teve nos outros dois filmes, e assim o clima de nostalgia é total. Se no primeiro filme tivemos Viena, e no segundo Paris, aqui somos levados a uma viagem pela Grécia. A intimidade que o público tem com Jesse e Celine é tão grande, que em uma determinada cena, eles vão andando e conversando… após alguns instantes, vemos o lugar que eles saíram e iniciaram aquela conversa, lá ao fundo, bem distante, e pensamos: “nossa, já andamos tudo isso?“. Quando isso acontece, é porque nem percebemos o tempo passar, e que acompanhar a história desse casal, é mais importante. Tudo isso com a Grécia como plano de fundo, em um trabalho fantástico do diretor de fotografia Christos Voudouris. Outra coisa que está ótima mais uma vez é a trilha sonora. Perfeita.

Um filme perfeito para ver em qualquer circunstância. É sempre ótimo acompanhar Jesse e Celine e sua grande história de amor.

Nota: 10,0

Before Midnight, 2013. Direção: Richard Linklater. Com: Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick, Jennifer Prior, Charlotte Prior, Xenia Kalogeropoulou, Walter Lassally. 108 Min. Romance.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s