Cinema: Planeta dos Macacos – O Confronto

Caesar, o líder: roteiro mergulha no tema político.

Caesar, o líder: roteiro mergulha no tema político.

Uma das coisas mais fantásticas que o Cinema proporciona é a de superar expectativa. A qualidade de Planeta dos Macacos: A Origem, agradou a todos. Assim, muita expectativa cercava esta continuação, e acredite se quiser: o filme consegue ser muito melhor do que você poderia imaginar.

Esta continuação se passa dez anos depois de Planeta dos Macacos: A Origem e com uma excelente introdução, ficamos sabendo que a raça humana está ameaçada devido uma doença chamada ‘gripe símia’, doença esta criada por humanos nos laboratórios, e que acabou com parte da população. Desesperados e prestes a ficarem sem energia, os humanos precisam entrar na mata dos macacos para tentar reativar uma antiga usina, mas, para isso, precisam negociar com Caesar esta entrada.

O filme é um espetáculo de grandeza e qualidade. O roteiro do filme é muito bem estruturado e inteligente ao utilizar muito o lado político no longa. Caesar representa o líder de um povo; humanos tentando negociar uma entrada em outras terras; confrontos (guerra) e até motim, são temas que o roteiro aborda. Além do lado político, Rick Jaffa, Amanda Silver e Mark Bomback responsáveis pelo roteiro, também mostram a natureza ruim dos seres, tanto humano como símio. Trilha sonora impecável de Michael Giachinno, que inclusive lembra em alguns momentos o seriado LOST, é a alma emocional do filme, ajudando a compor cenas incríveis com teor dramático. E em termos de efeitos especiais  não precisa nem falar que estão perfeitos, e que o filme já desponta como principal favorito ao Oscar na Categoria Efeitos Visuais, assim como em outros prêmios técnicos com Som e Mixagem de Som. Há de se destacar também a Fotografia que é perfeita.

Matt Reeves assume a cadeira de diretor e foi o responsável por criar um filme bem enxuto. Apesar de seus 130 minutos, em nenhum momento o filme é cansativo de se acompanhar, muito pelo contrário, é prazeroso de se ver tanta qualidade e zelo na produção. Do desenvolvimento da história até o seu clímax na impressionante batalha final, Matt entregou o melhor filme do ano até agora, e será difícil Planeta dos Macacos: O Confronto perder este posto.

James Franco não retorna para esta continuação. O ator pediu um cachê alto, e acabou de fora. Dele só vemos um vídeo que Caesar assiste em uma câmera. Jason Clark é o humano com mais destaque. Não tem a mesma qualidade de Franco, mas também não compromete o filme. Gary Oldman e Keri Russell completam o filme que, claro, ainda tem o excelente Andy Serkis dando vida ao macaco Caesar com a captura de movimento. Diga-se de passagem, mais uma atuação incrível de Serkis, o ator que além de Caesar, também deu vida a Gollum e a King Kong utilizando a mesma tecnologia. E mais uma vez  a pergunta vem ao ar: Até quando o Oscar vai ignorar a perfeição das atuações de Andy Serkis? Abre o olho Oscar…

Perfeito em praticamente todos os sentidos, é de se louvar o cuidado da produção com tudo que envolve a história. Em boa parte do filme, os macacos se comunicam por gestos. Tive o prazer de conferir o filme com uma amiga que estuda a linguagem de sinais, e ela ficou encantada ao ver que os macacos usavam a linguagem de sinais americana, e eu surpreso ao saber que a linguagem utilizada é a verdadeira, e não qualquer tipo de gesto.

São cuidados como esse que tornam o filme mais especial ainda. Planeta dos Macacos: O Confronto supera o seu antecessor, e deixa o caminho livre para uma terceira parte que será muito bem vinda.

Nota 9

Dawn of The Planet of The Apes, 2014. Direção: Matt Reeves. Com: Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell, Kodi Smith-McPhee, Kirk Acevedo, Nick Thurston, Terry Notary, Karin Konoval, Judy Greer. 130 Min. Ação.

ass_evilmar

ass_nayara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s