Cinema: Garota Exemplar

Garota Exemplar: Ben Affleck em sua melhor atuação da carreira.

Garota Exemplar: Ben Affleck em sua melhor atuação da carreira.

David Fincher diretor de extrema qualidade graças aos trabalhos marcantes que compõe a sua filmografia. Fincher dirigiu filmes marcantes como Seven: Os Sete Crimes Capitais, Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button, Zodíaco, O Quarto do Pânico… Então quando vemos o seu nome envolvido em mais um trabalho, já criamos expectativas para mais um bom trabalho dele, e Garota Exemplar só vem comprovar o quanto Fincher é um dos melhores diretores da história do cinema.

Nesse novo trabalho, Fincher adapta o livro de Gillian Flynn. O próprio escritor ficou com a responsabilidade de assinar o roteiro. Para esse novo sucesso, Fincher chamou Ben Affleck para interpretar Nick Dunne e Rosamund Pike para interpretar a esposa de Nick, Amy Dunne.

O longa conta a história de Nick que vê a esposa sumir no dia em que fazem aniversário de casamento. A partir daí, inicia-se a busca para encontrá-la, em que Nick contará com a ajuda da mídia e dos moradores locais. Mas o que Nick não esperava é que conforme as investigações avançam e fatos aparecem, ele é considerado o principal suspeito.

Esse é o plote principal para Fincher começar o seu show na direção. O diretor utiliza com maestria os movimentos de câmeras para focalizar o sentimento de cada personagem e assim criar uma atmosfera perfeita para o público. Uma das coisas que ajudou muito o sucesso de Fincher neste longa foi a edição de Kirk Baxter. Fincher vai nos passando a narrativa navegando com cenas do presente e do passado, no qual os flashbacks servem para nós -o público-  tirarmos as conclusões sobre cada personagem, algo que vimos muito bem executado no seriado LOST, e aqui Fincher também faz de forma primorosa. A trilha sonora também é importantíssima para criar o clima de tensão necessário. Trilha fantástica!

Será Nick o culpado? Será algum amor não correspondido do passado de Amy? Todos são suspeitos? Isso são clichês sim, mas estamos falando de David Fincher que sabe, melhor do que ninguém, trabalhar com esses elementos e que consegue deixar um filme de quase 150 minutos  interessante durante toda a sua metragem. Fincher ainda nos premia com uma cena que marcará a nossa memória cinéfila, devido ao impacto chocante que ela causa.

Esqueça o Ben Affleck de filmes e atuações fracas como Demolidor: O Homem Sem Medo. Nos últimos anos Affleck tem elevado a sua carreira com uma sequência de ótimos trabalhos. A direção dele em Atração Perigosa e Argo serviu como amadurecimento. Também já vimos um Affleck bem diferente em termos de atuação no próprio Argo. Pois aqui, em Garota Exemplar, Affleck entrega a melhor atuação de toda a sua carreira. Ele convence no papel do principal suspeito, ao mesmo tempo em que pode ser inocente. Seus sentimentos, suas opiniões, seus hábitos após o desaparecimento da esposa, tudo isso Ben Affleck faz perfeitamente. Quem também surpreende é Rosamund Pike, com uma atuação forte, a atriz se entrega para compor ótimas cenas, inclusive de sexo. A atriz que fez um ótimo trabalho ao lado de Tom Cruise em Jack Reacher: O Último Tiro, também entrega aqui, a melhor atuação de sua carreira. Fiquem atentos também para a ótima atuação de Tyler Perry, que aqui interpreta um advogado.

Garota Exemplar se transforma em mais um grande trabalho de David Fincher. O diretor mostra que entende de suspense, afinal de contas, não é qualquer um que pode dizer que tem Seven, Zodíaco, O Quarto do Pânico e agora Garota Exemplar no currículo. Assista e aprecie este que é o melhor filme de 2014!

Nota 10

Gone Girl, 2014. Direção: David Fincher. Com: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Carrie Coon, Kim Dickens, Patrick Fugit, Emily Ratajkowski. 149 Min. Suspense.

ass_evilmar

ass_nayara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s