Cinema: Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1

Liderança imposta: Katniss lidera Distritos na luta contra a Capital.

Liderança imposta: Katniss lidera Distritos na luta contra a Capital.

Chegou aos cinemas mais um capítulo da franquia Jogos Vorazes. E quem diria que essa série de filmes que estreou de forma desconfiada nas telonas, seria um dos filmes mais aguardados deste ano (e do próximo, em seu capítulo final). E, de quebra, o filme ainda conta com Jennifer Lawrence melhor do que nunca na pele de Katniss Everdeen.

No primeiro Jogos Vorazes, em 2012, a Franquia se mostrava mais do mesmo. Mostrar um reality show onde jovens se matavam com aquele final repleto de clichês, fez o primeiro filme ser bom, porém, estranho. Mas depois que Em Chamas estreou em 2013, conseguimos perceber o quanto a história é profunda em todos os âmbitos, seja em termos de amizade, lealdade, manipulação e o mais importante de todos, o político. O segundo filme foi tão fantástico de um jeito que fez com que o primeiro se tornasse melhor e fizesse mais sentido. Já em A Esperança: Parte 1, a seriedade continua, e o clima criado faz com que a expectativa pela última parte seja maior ainda. Só espero que o intervalo de um ano de distância, não esfrie (desculpe o trocadilho) a Franquia Jogos Vorazes.

O diretor Francis Lawrence consegue trazer um clima mais sério ainda, e a pegada política ainda mais forte. Aqui percebemos como a figura de um líder é importante para ambas as partes em batalha. Diante da arrogância do Presidente Snow, temos a figura de Katniss Everdeen escolhida para incentivar os Distritos a lutarem contra a Capital. Katniss é explorada em todas as suas feições e sentimentos e isso é mostrado para ajudar aos povos dos Distritos a seguirem ela no mesmo pensamento para derrotar a Capital. O filme explora muito bem isso, mostrando como a propaganda é importante e explorando muito bem a figura de um líder. No lado da Capital temos Caeser Flickerman manipulando como ninguém Peeta Mellark. As cenas de manipulações são ótimas, e inteligentes, fazendo o espectador tomar partido por algum dos lados, e ainda aproveitar uma ótima história com teor político inteligente.

Enquanto Katniss continua com bastante destaque, Peeta não aparece muito, porém, é marcante todas as vezes que está na tela. Focado na briga política entre Distritos e Capital, o filme dá bastante destaque à personagem Coin, vívida por Julianne Moore. Outros personagens que tiveram bastante destaque nos filmes anteriores como Haymitch e Effie ficam com pouco espaço, mas sabemos que eles ainda podem ser muito importantes para a história.

Carregado na política, o filme se sustenta em uma excelente montagem para não ficar chato. A trilha sonora é incrível, acompanhada de efeitos sonoros que farão você se sentir nos distritos, tamanha a perfeição dos sons. Em uma determinada cena, o Distrito 13 é bombardeado, você vai se sentir como se a sala de cinema estivesse sendo bombardeada.

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 prometeu e cumpriu: deixou o espectador a mil para a última parte. Um filme cheio de ação e emoção, sem esquecer-se de tratar de assuntos sérios e maduros o que dá mais credibilidade ainda a esta Franquia, que, sem sombra de dúvidas, já é uma das principais da história do cinema.

Nota 9

The Hunger Games: Mockingjay – Part 1, 2014. Direção: Francis Lawrence. Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore, Willow Shields, Sam Clafin, Elizabeth Banks, Stanley Tucci. 123 Min. Aventura.

Leia também:

– Cinema: Jogos Vorazes
Cinema: Jogos Vorazes – Em Chamas
ClaCAST #009 – Aquele Com: A Garota Que Pega Fogo…
– Jogos Vorazes: Em Chamas quebra tabu que pertencia a O Exorcista desde 1973

ass_evilmar

ass_nayara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s