Cinema: O Abutre

O Abutre: Jornalismo noturno retratado de maneira verdadeira e crua.

O Abutre: Jornalismo noturno retratado de maneira verdadeira e crua.

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Essa é a ideia por trás de O Abutre, um filme de suspense como nos velhos tempos, conduzido na ponta dos dedos pelo diretor Dan Gilroy e trazendo Jake Gyllenhaal em sua melhor atuação da carreira.

O Abutre conta a história de Lou Bloom (Gyllenhaal), um ladrão noturno que consegue ver a chance de ganhar dinheiro como cinegrafista amador filmando crimes e acidentes que acontecem durante a madrugada e, assim, vendendo as imagens para um canal de televisão.

O trabalho de Jake Gyllenhaal é incrível. O ator nos mostra uma imagem cadavérica (ele perdeu 10 kg para fazer o papel). O aspecto de doente é só uma das muitas coisas que ele nos entrega na atuação. Gyllenhaal nos presenteia com uma atuação completa, seja nos trejeitos, nos olhares, na forma de lidar em cada situação. A Academia adora indicar atores que perdem peso, somando-se a isso com a grande interpretação de Gyllenhaal, é bem provável que ele consiga uma indicação ao Oscar, o que seria sua segunda, já que em O Segredo de Brokeback Moutain ele também foi indicado.

O título do filme pode parecer estranho, mas conforme o filme vai passando você vê que faz todo sentido. Lou Bloom tem um olhar desesperado e sua forma cadavérica passa a sensação de morto de fome. Bloom trata as matérias que faz como verdadeira caça, como se fosse o animal do título em busca de comida. Junte-se a isso a excelente fotografia das noites americanas, e o tom escuro do filme, temos o ambiente perfeito para “o abutre” atacar, ou melhor dizendo, para Lou Bloom atacar.

O Abutre é criativo em seu roteiro, e tem uma direção competente e uma atuação pra lá de inspirada de Jake Gyllenhaal. Um suspense com cara de noir, tão bom que assistido em outra época poderia até ser confundido com um trabalho de Alfred Hitchcock. Tudo isso faz com que O Abutre seja um dos melhores filmes de 2014.

Nota 9

Nightcrawler, 2014. Direção: Dan Gilroy. Com: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Michael Papajohn, Marco Rodríguez, Bill Paxton, James Huan,  Kent Shocknek, Leah Fredkin. 117 Min. Drama.

ass_evilmar

ass_nayara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s