Cinema: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Michael Keaton renasce na carreira com uma direção mágica de Iñárritu em Birdman

Michael Keaton renasce na carreira com uma direção mágica de Iñárritu em Birdman

Luz, câmera, ação! Hollywood e o universo cinematográfico são rodeados por essas palavras, e juntas a elas vem o sucesso e o fracasso em meio a críticas que podem destruir ou glorificar um projeto. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), dirigido por Alejandro Gonzáles Iñárritu, é corajoso e realista ao mergulhar a fundo nesse meio do entretenimento. Aqui, Iñárritu mescla o mundo do cinema com o do teatro e cria um dos melhores filmes do ano.

O filme é fácil de entender: Riggan Thomson (Michael Keaton) é um ator que anos atrás foi sucesso ao viver no Cinema o super-herói Birdman, porém, agora o ator não faz mais o mesmo sucesso, está esquecido e tenta reerguer a carreira, dirigindo e atuando em um espetáculo para o Teatro. É aí que Iñárritu dá um show de direção, mostrando de maneira crua e verdadeira o que o ser humano é capaz de fazer para ter fama e status. O diretor também conduz a trama de maneira fantástica, e dirige o filme de maneira praticamente sequencial. Isso mesmo. É como se ele gravasse tudo em sequência, sem montagem, isso da um ar visceral ao filme.

Ao redor de Riggan Thomson, temos o ator estrela (Edward Norton) que gosta de dar chiliques; Brandon (Zach Galifianakis), o empresário que só pensa em lucrar, nem que seja com tragédias; Lesley (Naomi Watts), uma atriz que tenta se encontrar depois de relacionamentos desastrosos; Sam (Emma Stone), filha de Riggan, e que podemos até dizer que ela é misantropa, isso pode até se dar ao fato da relação que ela tem com o pai, uma relação que falta carinho e uma presença paterna a qual ela não teve; e fechando o círculo, Tabitha (Lindsay Duncan), crítica de jornal que tem nas palavras o poder de enterrar ou consagrar a carreira dos atores.

Além da genial direção de Iñárritu, Birdman tem atuações poderosas com seu elenco escolhido a dedo. Nem é preciso falar que Michael Keaton foi perfeito para o papel. O ator que viveu o herói Batman nas telonas e que depois entrou em ostracismo na carreira tem em Riggan a sua persona. Isso com certeza influenciou para que Keaton tivesse a atuação poderosa que teve. Edward Norton está genial no seu papel. O ator se mostra bastante a vontade, e da um show em cena. Enquanto Naomi Watts tem mais uma ótima atuação na carreira, quem surpreende é Zach Galifianakis que atua tão bem, que esquecemos até que ele era o gordinho bobo em Se Beber, Não Case! E Emma Stone rouba a cena, com uma atuação penetrante, tão forte como suas palavras em cena. É interessante observar, que muitos do elenco tiveram a melhor atuação da carreira aqui em Birdman, o que dá um toque mais especial ainda ao longa.

O roteiro sarcástico escrito pelo próprio Iñárritu combina perfeitamente com o plano sequencial utilizado pelo diretor. A fotografia e cores utilizada pelo diretor são perfeitas, principalmente nas cenas em que Emma Stone participa. A beleza da atriz nunca foi tão bem capturada em tela. E a trilha não poderia ser mais apropriada para a história.

Corajoso em sua história, soberbo nas atuações e brilhante na direção. Assim é Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), que vem colhendo vários prêmios por todos os festivais que passa, e eles são mais do que merecidos!

Nota 10

Birdman, 2014. Direção: Alejandro Gonzáles Iñárritu. Com: Michael Keaton, Emma Stone, Edaward Norton, Zach Galifianakis, Naomi Watts, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Lindsay Duncan. 119 Min. Comédia Dramática.

ass_evilmar

ass_nayara

Anúncios

Um pensamento sobre “Cinema: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s