Cinema: Jogos Vorazes – A Esperança: O Final

Jogos Vorazes - A Esperança - O Final

Chega aos cinemas um dos filmes mais aguardados do ano Jogos Vorazes – A Esperança: O Final. Com a direção de Francis Lawrence, o longa continua onde parou a Parte 1. Após o ataque de Peeta (Josh Hutcherson), Katniss (Jennifer Lawrence) aparece com o pescoço cheio de hematomas e com o corpo machucado, é então descoberto que a Capital, junto com o presidente Snow (Donald Sutherland) torturaram e manipularam a mente do padeiro. Enquanto isso, Alma Coin (Julianne Moore), comandante do Distrito 13 e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) ex-idealizador dos jogos, planejam um ataque e uma invasão no Distrito 2, para então atacarem a Capital.

Katniss percebe que a Comandante Coin a deixou de fora dos grupos de soldados que invadiriam a Capital e decidiu ir escondida e convence a todos que ela foi secretamente mandada para matar o presidente Snow pessoalmente. Então todos partem nessa jornada pelas ruas da capital, que mais parecem uma arena dos jogos por conter tantas armadilhas colocadas para pegar os grupos rebeldes.

Katniss continua com seu drama interno sobre qual dos dois personagens ela ama, se Peeta ou Gale (Liam Hemsworth), porém isso se torna um mero detalhe para este filme. O enfoque maior vai para a destruição do Presidente Snow. Os personagens desse filme estão tão abalados e cansados da guerra, que tornam-se seres apáticos, quase sem nenhuma expressão, e é um dos pontos que a história desliza, parece que todos estão inertes, estão ali simplesmente por estar e não por uma causa maior. As poucas cenas que o romance de Katniss por Peeta ou Gale aparece, são tão forçadas que parecem cenas retiradas de novelas mexicanas.

Apesar de ser uma saga teen, Jogos Vorazes possui uma questão política importante nos dias atuais, um país manipulado pela mídia e um poder centralizado extremamente ditatório. Esse tema é de extrema importância que já mudou até o curso da história verídica da humanidade, como aconteceu no século XVIII em que as ideias iluministas, disseminadas pela impressa, conseguiram a queda dos absolutismos. Essa questão política foi muito bem explorada na Parte 1, no entanto, esse ponto ficou apagado nesse novo filme.

Quando o público pensa que finalmente a questão política será abordada, o filme muda o foco novamente. Além do Presidente Snow, outro inimigo aparece na história, porém ele é tão pouco explorado que não sabemos, até os minutos finais, sua principal intenção. Mas o que mais deixou a desejar, e isso acontece até no livro, foi o desfecho da personagem principal. A heroína que foi construída pelo fogo da rebelião, torna-se uma pessoa com personalidade fraca e uma mente doente, o prólogo, além de ter efeitos especiais ruins junto com a fotografia, pareceu demais com histórias piegas de adolescentes que anseiam por finais felizes.

Contudo, o filme possui alguns destaques, com exceção do prólogo, as cenas de lutas são bem coreografadas, possuem maquiagem e figurino caprichados para os personagens, os efeitos especiais também melhoraram bastante em comparação com o filme de 2012. Os fãs também poderão desfrutar de uma adaptação quase perfeita ao livro de Suzanne Collins, são poucos os filmes que conseguem essa sintonia do livro com o filme.

Para os fãs de carteirinha, o filme agradou muito, para as pessoas que nunca gostaram da saga, foi mais um motivo para criticar. No entanto, é inegável que a franquia Jogos Vorazes fez história para cultura pop e, com certeza, deixará saudade. É uma pena que a autora dos livros tenha negado dar uma continuação para os personagens dessa saga.

Nota 8

The Hunger Games: Mockingjay – Part 2, 2015. Direção: Francis Lawrence. Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore, Elizabeth Banks, Stanley Tucci. 137 Min. Aventura.

ass_nayara_2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s