Cinema: Os Oito Odiados

Os Oito Odiados

Quentin Tarantino retorna com mais um filme sanguinário como só ele sabe fazer. Dessa vez, o cineasta reuniu ladrões e caçadores de recompensa para contar mais uma história violenta, na qual acompanhamos o embate entre os oito odiados, sem saber ao certo para quem torcer.

No início da história, acompanhamos John Ruth (Kurt Russell), um caçador de recompensas que está transportando Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), uma ladra e assassina, para entregá-la e ganhar a recompensa. No meio da viagem, John acaba dando carona ao Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson), outro caçador de recompensas e ao Sheriff Chris Mannix (Walton Goggins). A viagem deles é feita sobre uma forte nevasca, e eles acabam parando no Armazém da Minnie, onde acabam encontrando outro grupo de pessoas.

Tarantino opta por fazer uma introdução muito longa em seu filme. O diretor vai apresentando minuciosamente seus personagens, e até vai fazendo uns duvidarem dos outros, para nos dar um panorama melhor do tipo de história que está para nos mostrar (seria Chris Mannix, realmente um Sheriff?). A verdade é que depois que a diligência de John Ruth chega ao Armazém da Minnie, o jogo de gato e rato fica mais gostoso ainda de se assistir.

Tarantino mais uma vez mostra em seu filme a força do negro, representada no papel de Samuel L. Jackson e também nos entrega mais uma personagem feminina de personalidade forte, aqui, interpretada por Jennifer Jason Leigh. Além desses personagens fortes no roteiro, Tarantino trabalha muito bem com o blefe dos personagens. Quem está mentindo? Quem está contando a verdade? É difícil saber em meio a tantos personagens fortes e cheios de lábia, apertados em um armazém. Mas o bom de Tarantino é isso. Ele não nos entrega quem é vilão e quem é mocinho. Ele nos apresenta os personagens, e nos deixa tomar partido por esse, ou por aquele, enquanto apreciamos cenas viscerais e diálogos afiados, de um diretor que tem um estilo único e original.

Como marca registrada de Tarantino, o sarcasmo reina mais uma vez no seu roteiro. E dessa vez, personagens como os de Samuel L. Jackson, Jennifer Jason Leigh e Walton Goggins dão um show em cena. Jackson, velho parceiro de Tarantino, está muito à vontade em seu papel, enquanto Jennifer se diverte fazendo caras e bocas com a sua personagem. Já Walton Goggins ganha destaque por ser um personagem em que a sua reação aos fatos o deixa hilário em cena. Kurt Russell, Tim Roth e Channing Tatum completam esse elenco que soube encarnar o estilo Tarantino.

Tarantino está em seu oitavo filme, e, podemos perceber que ele colocou em Os Oito Odiados, homenagens a seus filmes anteriores. Aqui temos um pouco do sarcasmo que nos lembra de Bastardos Inglórios, da violência que nos lembra Django Livre e da carnificina que nos remete a À Prova de Morte. É um cineasta com um poder autoral tão grande, que já está no direito de poder fazer isso. Usar seus filmes como referência.

Ennio Morricone foi o compositor da trilha, e como curiosidade, vale destacar que a trilha foi composta sem Morricone ver nenhuma cena do filme. Talvez por isso, hora a trilha funcione, hora pareça estranha (principalmente no início). Mas nada que prejudique o resultado final do longa. Os Oito Odiados também apresenta uma das fotografias mais lindas da filmografia de Tarantino. Um filme estilo faroeste e nevando. Só Tarantino para pensar em algo assim.

Incrível. Essa palavra define bem o filme. Tarantino nos deixa ao final do filme com o coração acelerado, para sabermos como a história vai terminar. E não é todo diretor que tem esse poder de criação para conseguir algo assim hoje em dia.

Nota 9

The Hateful Eight, 2015. Direção: Quentin Tarantino. Com: Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Walton Goggins, Jennifer Jason Leigh, Demián Bichir, Tim Roth, Michael Madsen, Bruce Dern, James Parks. 187 Min. Ação.

ass_evilmar

ass_nayara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s