Cinema: A 5ª Onda

A 5ª Onda

É fato que depois que a Saga de livros Harry Potter ganhou versão cinematográfica, Hollywood descobriu um mar de dinheiro nas adaptações literárias. Algumas com sucesso e outras nem tanto, a verdade é que cada vez mais livros vão ganhando vida nas telas de cinema, e é verdade também que nenhum livro chegou (será que algum chegará?) a ter o mesmo êxito de qualidade e paixão que a Saga do bruxo de Hogwarts conseguiu. Depois das Sagas Crepúsculo e Jogos Vorazes, A 5ª Onda é o mais novo candidato a tentar fazer história no mundo do cinema.

Baseado na série de livros da escritora Rick Yancey, que está escrevendo um terceiro exemplar, a premissa de A 5ª Onda é de deixar qualquer um no mínimo, curioso. Alienígenas invadem a Terra e cortam a energia, logo em seguida um enorme tsunami devasta parte da população do planeta. Um vírus transmitido por pássaros mata outra parte da população e depois alienígenas se infiltram em corpos humanos. Cada uma dessas coisas é uma onda a qual o título do filme sugere. Premissa interessante, faltando apenas o elemento dramático: nossa heroína, interpretada pela linda Chloë Grace Moretz perde o irmão quando o exército estava evacuando a área, agora ela terá que correr ao seu encontro e tentar sobreviver a mais uma onda que está vindo.

Não parece, mas A 5ª Onda tem muito de Jogos Vorazes em sua história. As duas tramas são movidas pela força de vontade de sua heroína; A 5ª Onda já mostrou indícios de que nossa protagonista talvez fique dividida em um triângulo amoroso, com um rapaz da escola e um outro que conheceu enquanto tentava ir em busca do seu irmão; agora o elemento que mais percebemos semelhanças com a Saga de Katniss, é o fato de que adolescentes terão que ir para luta contra os ETs.

Ao perceber tantas semelhanças, a originalidade que o material parecia ter, vai embora. Mesmo assim o filme é interessante, por mais que não seja tão empolgante como outras sagas. O filme em sua primeira parte tenta nos introduzir no mundo de Cassie, personagem de Cholë e isso serve para nos dar uma direção em termos de que tipo de vida a personagem levava. O filme não possui a mágica de nos transportar para dentro da história como as Sagas Harry Potter e O Senhor dos Anéis possuem, talvez pela falta de experiência do diretor J. Blakeson o filme tenha se tornado mediano.

O filme não é grande o bastante para mostrar se Chloë Grace Moretz consegue segurar uma franquia sozinha (quando falo grande, aqui me refiro à marca, aos fãs, à importância, esse tipo de coisa). Porém, a atriz vai bem. É convincente portando uma arma, graças a nos fazer lembrar da sua ótima personagem em Kick Ass, a Hit Girl. O filme desperdiça o talento de Ron Livingston durante o pouco tempo em que ele fica em tela. O longa ainda conta com Liev Schreiber que não chega a ser muito exigido e Maria Bello que está irreconhecível com sua personagem.

O filme tem uma trilha sonora interessante e uma maquiagem no mínimo, estranha. Não que seja um fator que tenha importância direta no resultado final do longa, mas chega a ser controversa, o mundo à beira de um apocalipse e alguns personagens que estão na luta para derrotar o mal, com seus cabelos bem penteados e com uma maquiagem de ir passar a noite na balada.

No fim das contas, A 5ª Onda se torna um filme mediano, parecendo não ter fôlego capaz de fazer uma legião de fãs. Se a continuação for confirmada (depende do sucesso dessa primeira parte), precisa melhorar muito em alguns quesitos para gerar expectativas quanto ao desfecho da saga.

Nota 6

The 5th Wave, 2016. Direção: J. Blakeson. Com: Cholë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Liev Schreiber, Ron Livingston, Maria Bello, Maika Monroe, Maggie Siff. 112 Min. Ação.

ass_evilmar

ass_nayara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s