Cinema: O Regresso

O Regresso

O cinema tem o dom de nos fazer aproveitar cada filme de um jeito diferente. Muito além de fazer rir ou chorar, existem filmes que quando saímos da sessão nos fazem perceber que acabamos de passar por uma “experiência”. E filmes que causam essa “experiência” são raros. Para nossa sorte, O Regresso estrelado por Leonardo DiCaprio e dirigido por Alejandro Gonzáles Iñárritu é um desses filmes.

Baseado em fatos reais, Leonardo DiCaprio interpreta Hugh Glass, um guia para caçadores de animais que desbravam uma região bastante perigosa dos Estados Unidos, no longínquo ano de 1820. Hugh Glass é atacado ferozmente por um enorme urso, que o deixa mortalmente ferido. Glass acaba sendo deixado para trás pelo seu colega John Fitzgerald, interpretado por Tom Hard. E é com esse enredo que a “experiência” cinematográfica que envolve o extinto de sobrevivência e desejo de vingança começa.

Interessante analisar os últimos trabalhos de Alejandro Gonzáles Iñárritu. Ano passado o diretor venceu o Oscar por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), filmando de maneira magistral praticamente em um plano sequência. Lógico que é impossível se filmar com apenas um plano sequência, mas o trabalho do diretor aliado com a destreza de Stephen Mirrione, que montou o filme, nos deu esta impressão. Aqui em O Regresso, o diretor resolveu filmar com luz natural, um novo desafio para Iñárritu e Mirrione. E o resultado é simplesmente brilhante. O diretor aproveita como poucos a beleza do local, e nos faz contemplar paisagens belíssimas. O trabalho do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, vencedor duas vezes do Oscar por Birdman e Gravidade, foi genial. A beleza das paisagens com o toque da luz natural faz do filme um dos mais belos da história. Em certos momentos o longa nos faz lembrar de filmes como Árvore da Vida e Gladiador, graças a algumas cenas que remetem a eles. Com certeza O Regresso será sempre lembrado, tamanho a sua beleza.

Leonardo DiCaprio consegue a sua quinta indicação ao Oscar. Em O Lobo de Wall Street com uma atuação impecável ele passou perto, mas não levou. Em O Regresso, o ator se despe de seu rosto bonito, com cabelos e barba grandes, e mortalmente ferido após o ataque do urso. DiCaprio está totalmente destruído, e a Academia do Oscar ama quando um ator está assim, por isso ele é forte candidato a ganhar a sua primeira estatueta dourada. A sua atuação é uma das coisas mais poderosas que o cinema já viu. Cada close de Iñárritu em seu rosto, mostra a dedicação do ator em compor um papel difícil, mas que só um ator com a sua qualidade poderia interpretá-lo tão bem. DiCaprio conquista o público com uma atuação arrebatadora, o que deve fazer ele ganhar finalmente o Oscar. Outro destaque do filme é Tom Hardy. Em um personagem bastante complexos, Hardy consegue nos entregar um homem cheio de medos, mas que coloca seus objetivos sempre a frente, não deixando o medo transparecer. É um personagem composto com muito cuidado, olhar e ações se destacam em sua atuação.

Alejandro Gonzáles Iñárritu se firma como um dos grandes nomes do cinema, e sua maneira de filmar nos deixa ansiosos por seus próximos trabalhos. Brilhante em Birdman e estupendo em O Regresso, o diretor nos entrega cada vez mais trabalhos primorosos. A veracidade das cenas em O Regresso, nos deixa boquiabertos em vários momentos. Sejam cenas envolvendo flechas, facadas, ou o impressionante ataque do urso, o modo do diretor filmar sem cortar o plano sequência é de se perguntar: Como ele consegue isso? Porque chega a assustar a veracidade imposta nas cenas de ação. Por isso o cinema é tão lindo e mágico, graças a gênios como Iñárritu.

Impressionante. Essa palavra define bem O Regresso. Um dos mais belos filmes das últimas décadas. Assista e aproveite uma das grandes experiências em termo de luta de sobrevivência.

Nota 10

The Revenant, 2015. Direção: Alejandro Gonzáles Iñárritu. Com: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, Forrest Goodluck, Paul Anderson, Kristoffer Joner, Joshua Burge, Christopher Rosamund. 156 Min. Drama.

ass_evilmar

ass_nayara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s