Cinema: Brooklin

Brooklin

Esqueça todos aqueles filmes de romance melosos descartáveis, onde os protagonistas apenas tentam ficar uns com os outros sem haver escolhas e decisões importantes a serem tomadas. Brooklin vai muito além do apenas conquistar a pessoa amada. O filme chega aos cinemas repleto de qualidades e nos leva a uma verdadeira história de amor.

No longa somos guiados pela protagonista Saoirse Ronan. A garotinha que vimos em Desejo e Reparação e Um Olhar do Paraíso cresceu, assim como o seu talento. Aqui em Brooklin ela dá um show de atuação, fazendo por merecer a sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz. No filme, a personagem de Saoirse, Eilis Lacey, deixa a sua mãe, irmã e terra natal, a Irlanda, para trás e viaja para os Estados Unidos no início dos anos 50, buscando ter uma vida melhor. Apesar de já ter um emprego, que o Padre Father Flood, vivido por Jim Broadbent, conseguiu, o começo da sua estadia na América é complicado. Eilis sente saudade da família, amigos e da Irlanda, essa saudade é um pouco amenizada graças às cartas que ela troca com a irmã. Porém, não demora muito para o destino de Eilis mudar ao conhecer o jovem italiano Tony Fiorello (Emory Cohen).

Os dois se apaixonam e logo começam a paquerar. O termo é antigo, mas lembre-se, estamos falando de um filme que se passa no início dos anos 50. A trajetória de romance dos dois é lindamente conduzida pelo diretor John Crownley, que nos emociona por diversas vezes com cenas do casal. Com o romance, Eilis fica mais segura de viver na América, e até começa a render mais no trabalho e nos estudos. Até que, após devido a uma fatalidade, ela é obrigada a voltar à Irlanda e passar um tempo com a mãe e deixar para trás por um instante o seu amor. Chegando à Irlanda, a nossa protagonista começa a viver uma série de conflitos dentro dela.

Talvez o ponto chave para Brooklin ter dado tanto certo seja o fato dos conflitos da personagem se passar em dois países. Presente de um lado está o passado e futuro do outro. Aparentemente um é mais fácil de escolher. Mas nem sempre o que é mais fácil é melhor, e nossa protagonista tem que escolher o que ela quer para a vida dela.

É a partir daí que Saoirse Ronan começa a dar um show. A atriz consegue passar uma veracidade monstruosa com tudo o que acontece ao redor dela. O medo de ir para um país novo; de se apaixonar; à volta para casa e deixar o amado para trás; e o principal conflito que eu não contarei aqui para não dar spoiler. Mas conseguimos sentir tudo o que sua personagem vive. Saoirse tem uma atuação fantástica. Brooklin é um filme que emociona e que em muitas cenas você vai ficar com os olhos marejados por tudo o que acontece com Eilis.

Além se Saoirse Ronan, o ator Emory Cohen, o italiano que ela se apaixona está ótimo em cena. O casal deixa transparecer a química em cenas doces e leves, e logo de cara somos pegues torcendo para que eles fiquem juntos. A sempre ótima Julie Walters também rouba a cena com a sua personagem Sra. Kehoe, a dona da pensão onde Eilis vai viver quando chega à América. E fiquem de olho também no garotinho que interpreta o irmão de Tony, o menino tem carisma.

O filme ainda tem detalhes técnicos como figurino, edição e direção de arte feitos com muito cuidado, tudo criado perfeitamente para contribuir com a história. A trilha sonora é tão linda e delicada como o romance de Eilis e Tony.

Brooklin fica marcado por não ser aquele romance água com açúcar. O filme resgata aquela alma do cinema clássico das décadas passadas. Consegue nos emocionar e nos faz refletir o quanto é importante arriscarmos na vida.

Nota 10

Brooklyn, 2015. Direção: John Crowley. Saoirse Ronan, Emory Cohen, Domhnall Gleeson, Jim Broadbent, Julie Walters, Jessica Paré, Fiona Glascott, Emily Bett Rickards. 111 Min. Drama.

ass_evilmar

ass_nayara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s