Cinema: Invocação do Mal 2

Invocação do Mal 2

Quando Invocação do Mal estreou em 2013, o cinema de terror estava em crise devido à falta de boas produções dos gêneros. Lampejos como o terror espanhol [REC] e O Exorcismo de Emily Rose salvaram a primeira década dos anos 2000, mas é pouco para um gênero que possui grandes clássicos de décadas passadas. Invocação do Mal tinha a seu favor o fato da história ser baseada em fatos reais, isso, somado a qualidade da produção, resultou em um dos melhores filmes do gênero nos últimos anos.

O filme fez tanto sucesso que acabou ganhando, além desta continuação, um spin-off em 2014, Anabelle, porém nem de longe o filme conseguiu o sucesso anterior de Invocação do Mal.

A história dessa continuação se passa sete anos após o primeiro filme. Lorraine Warren (Vera Farmiga) e Ed Warren (Patrick Wilson) estão abalados devido um caso que investigavam na cidade de Amityville, quando a igreja os contata para investigar um caso na cidade de Enfield, na Inglaterra, onde uma família é assombrada por um ser sobrenatural, que vem através de uma das filhas da matriarca. Enquanto isso, Lorraine também vem tendo premonições de acontecimentos relacionado a sua filha e marido, o que a deixa emocionalmente abalada.

Dirigido pelo malaio James Wan, criador do ótimo primeiro filme da franquia Jogos Mortais, do espetacular Velozes e Furiosos 7, além do primeiro Invocação do Mal, aqui ele consegue utilizar elementos simples em cena e causar muita tensão. James deixa de lado sustos bobos e coloca muito mais profundidade na sua história. Ele faz com que você se sinta um morador da casa, devido a narrativa que ele emprega em cena. O diretor entrega um filme de terror com bastante personalidade.

Outro ponto forte da história é a forma como o diretor trata os personagens. Alguns vivem dramas que nos faz querer mais sobre eles. Desde o drama de Lorraine que a deixa atormentada com visões de morte na sua família, até a mãe da família que além de ter que cuidar sozinha dos quatro filhos, ainda precisa lidar com o sobrenatural. Nesse ponto, onde os personagens são tão profundos, Invocação do Mal nos faz lembrar o grande clássico O Exorcista. O tratamento e o cuidado que o diretor tem com o casal Lorraine e Ed é impecável. Você consegue sentir toda a cumplicidade e amor que eles têm um pelo outro. Além da ótima direção de James Wan, a dupla de atores Patrick Wilson e Vera Farmiga dão muita credibilidade aos personagens. Farmiga inclusive tem uma interpretação fantástica, precisando mesclar sentimentos, ela está boa parte do tempo abalada e precisando ser forte ao mesmo tempo. Ela tem uma das melhores interpretações da carreira. Quem merece destaque também é o elenco infantil, todos muito bem, em especial Madison Wolfe, que interpreta Janet, a garota atormentada pelo ser sobrenatural.

Um dos pontos mais importantes que cercam a história do filme é a entidade que assombra e possui Janet. O demônio Valak, que já era mostrado até nos trailers, tem uma caracterização impressionante, o que o torna um dos personagens mais bem construídos no cinema de terror em termos de aparência. Seu fantasmagórico rosto branco, acompanhado de sua roupa de freira preta, é de causar arrepios em todo o público. O personagem é tão bem elaborado, que mesmo sendo visto no trailer, não estragou em nada o seu objetivo, que é o de assustar. O longa ainda conta com uma trilha sonora que remete aos filmes de terror antigos e que contribui muito para o clima assustador da história.

Uma boa história nas mãos de um bom diretor que gosta de trabalhar com o gênero, e que resultou em um ótimo filme. James Wan nos deixa ansiosos para mais algum caso dos Warren, desde que com a mesma qualidade dos dois primeiros longas.

Nota 9

The Conjuring 2, 2016. Direção: James Wan. Com: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Madison Wolfe, Frances O`Connor, Lauren Esposito, Benjamin Haigh, Patrick McAuley, Simon McBurney, Frana Potente. 134 Min. Terror.

ass_evilmar

ass_nayara

Um pensamento sobre “Cinema: Invocação do Mal 2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s