Cinema: Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você

Histórias originais estão cada vez mais escassas em Hollywood. Remakes, adaptações de livros e blockbusters invadem cada vez mais as salas de cinema. Como Eu Era Antes de Você apresenta elementos que já vimos em outros filmes, como A Teoria de Tudo e Meu Pé Esquerdo, além do francês, Intocáveis, porém, muito bem conduzido e executado pela dupla de atores que movem o longa metragem.

O filme nos apresenta Louisa Clark, interpretada por Emilia Clarke, do seriado Game of Thrones. Uma jovem sem muitas pretensões grandiosas em sua vida, que vive enfrentando problemas financeiros, mas que está sempre com um sorriso cativante no rosto. Suas roupas bregas e extravagantes mostram como ela é, digamos, um pouco largada neste mundo de aparências. Uma oportunidade de emprego surge para ela, cuidar do tetraplégico Will, interpretado por Sam Caflin, da Saga Jogos Vorazes.

Um dos fatores mais interessantes do filme é o contraste entre os dois personagens. Enquanto Louisa sempre está sorridente, Will é sempre sarcástico devido às circunstâncias que a vida lhe trouxe. O clima entre os dois que é de rejeição no início, vai deliciosamente se transformando durante o decorrer da história para algo maior. Louisa vai perceber que a sua tarefa é muito maior do que cuidar de Will, e o amor que nasce dentro dela é lindo, tamanha simplicidade e humildade que seu personagem carrega.

Com roteiro de Jojo Moyes que também é a autora do livro que deu origem ao filme e dirigido por Thea Sharrock, o longa consegue transitar muito bem entre o drama, a comédia e o romance. Esse equilíbrio é fundamental para o andamento da história, que nos faz refletir o quanto é importante viver a vida intensamente, ao lado de pessoas que realmente querem nos ver bem. O bom do filme é que ele foca mais nisso precisamente, do que no romance entre os dois personagens. A diretora consegue criar cenas lindas entre eles, em especial uma cena de dança, que de tão singela, é emocionante.

Para viver Louisa Clark, uma Emilia Clarke fofa e cativante foi escolhida. Apresentada com roupas estranhas, a personagem logo conquista a nossa atenção pelo seu modo de viver. Sempre alegre, apesar das dificuldades, Emilia foi a escolha perfeita para viver a personagem. Ela é a alma do filme. Sam Caflin, que vive Will, também está muito bem em seu papel. Impossibilitado pela deficiência, o ator coloca muito bem em cena as características do personagem. Merece destaque também Janet McTeer e Charles Dance que interpretam os pais de Will. O filme ainda conta com Matthew Lewis, o Neville da Saga Harry Potter, aqui interpretando o namorado chato e sem graça de Louisa.

A linda trilha sonora ajuda a conduzir o filme. Músicas doces e arrebatadoras, como uma canção da Adele, trás emoção no momento certo, sem parecer piegas.

Não é original. Possui clichês? Sim. Mas são muito bem utilizados no filme. Como Eu Era Antes de Você tem a principal virtude do cinema, que é emocionar. E como diria Lisbela, “A graça não é saber o que acontece, é saber como acontece e quando acontece”.

Nota 9

Me Before You, 2016. Direção: Thea Sharrock. Com: Sam Caflin, Emilia Clarke, Vanessa Kirby, Pablo Raybould, Jenna Coleman, Matthew Lewis, Janet McTeer, Charles Dance. 110 Min. Drama.

ass_evilmar

ass_nayara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s