A Grande Beleza

brando

Bons atores e atrizes se constroem em ação. Trata-se de uma arte do fazer. Não é uma atividade intelectual, científica ou espiritual. É uma atividade prática. Uma técnica que se adquire à medida em que os trabalhos vão surgindo e as experiências de vida vão se acumulando. Claro que há atores instantâneos, que já nasceram praticamente prontos. Mas essa é a exceção que confirma a regra. E mesmo os talentos naturais podem ser aperfeiçoados com o tempo. Na maioria dos casos, o bom ator é fruto do tempo. E o mau ator também é fruto do tempo. Só saberemos se um ator ou atriz são bons após alguns anos.

No início, o narcisismo, gêmeo da insegurança, dificulta a boa atuação. A falta de confiança, aliada à vaidade excessiva, e uma descomunal necessidade de aprovação, minam a força do ator. Com o tempo, a tendência é ganhar confiança que, em equilíbrio com a onipresente insegurança de todo artista, transforma potência em ato. A confiança liberta e a insegurança humaniza. Aí o ator começa a ficar interessante. O perigo é quando a confiança se agiganta e a insegurança se camufla num estágio de vaidade agressiva. Estado muito comum quando atores se tornam celebridades. A despeito de uma insegurança sempre presente, o trabalho se torna um pretexto para uma relação narcísica e egocêntrica com o mundo, o que desumaniza até os maiores talentos.

E quando um ator pode ser considerado ruim? Se depois de várias experiências o ator ainda atua mal, aí sim podemos afirmar que é de fato ruim. Porém esta é uma avaliação sempre subjetiva. O que é considerado bom para “A”, pode ser considerado ruim para “B”. E assim sucessivamente. Sem falar nos altos e baixos inerentes à carreira de qualquer ator. Voltamos à estaca zero. Nenhum ator ou atriz jamais saberá se é de fato bom. Nunca haverá certezas. Essa é a grande beleza da arte do ator.

ass_felipe

ass_nayara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s